domingo, 27 de fevereiro de 2011

PASSEIO DE MOTO A CACHOEIRA DE MINAS / MG (27 FEV 2011)






Ontem à noite, olhei para o céu e vi que estava completamente limpo. Aparentemente, o domingo seria de sol (pelo menos em São José dos Campos), ao contrário do que a previsão do tempo indicava.

Resolvi arriscar a fazer uma viagem até a cidade de Cachoeira de Minas (MG). Embora estivesse muito em cima da hora, tentei sem sucesso, avisar alguns colegas sobre o passeio.

Saí no domingo de manhã em direção a Cachoeira de Minas. A estrada estava praticamente vazia e a viagem foi muito tranqüila.

A região de Cachoeira de Minas começou a ser ocupada em 1853, quando foi doado um terreno para a construção de uma capela, que foi inaugurada em 1854. Na época o povoado que se formou ao redor da capela se chamava São João Batista das Cachoeiras, um nome formado pela mistura do nome santo padroeiro da capela e por causa das quedas d'água do rio Sapucaí-Mirim que passa ao lado da cidade.

Um decreto de 1865 transforma o povoado em Distrito de São João Batista das Cachoeiras. Em 1924 transforma-se no município de Cachoeiras, que em 1943 muda de nome para Catadupas, e finalmente, em 1948, recebe a denominação de Cachoeira de Minas. A principal atividade econômica é a agropecuária, mas a cidade ainda tem a produção de polvilho e artesanato.

Chegando lá, fui até a praça principal da cidade e tirei algumas fotos do lugar. A cidade é bem pequena.

Como sempre, converso com algum morador local e perguntei se havia na região alguma cachoeira que eu pudesse visitar. Embora o nome da cidade fosse Cachoeira de Minas, o morador disse que não conhecia nenhuma cachoeira por lá.

Na verdade, eu já havia visto pela Internet uma referência a uma cachoeira chamada Cachoeira da Usina, localizada em um distrito chamado Itaim, contudo, segundo o que li, para chegar na cachoeira você deve entrar na mata, e eu não estava a fim de fazer isto, pelo menos, hoje não.

O morador me disse que conhecia uma cachoeira na cidade de Conceição dos Ouros (MG) e me deu as indicações para chegar lá. Pedi mais dicas do que podia ser feito na cidade e fiquei sabendo que o Carnaval em Cachoeira de Minas é bem familiar e procurado. Além disso, a cidade promove uma festa junina que tem a maior fogueira de todo o Brasil, chamada "A Fogueira de São Pedro".

Como Conceição do Ouros estaria obrigatoriamente no meu caminho de retorno, fui procurar a tal cachoeira que ele me falou.

Como fazer para chegar em Conceição dos Ouros e de lá, chegar em Cachoeira de Minas:

1-) Saindo de São José dos Campos (SP), pegar estrada SP-50 que vai até Monteiro Lobato (SP).

2-) Chegando em Monteiro Lobato, pegar a estrada que vai em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP).

3-) Um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal, existe uma rotatória. Pegue a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí-Mirim (MG), São Bento do Sapucaí (SP). Na divisa de estado, esta estrada passa a ser a MG-173 (a estrada MG-173, até chegar em Paraisópolis, está em excelentes condições).

4-) Siga pela MG-173 até a cidade de Paraisópolis (MG), onde em sua entrada existe uma rotatória. Siga em frente, sem entrar na cidade. A partir desta rotatória, a estrada passa a se chamar MG-295.

5-) Depois da rotatória de Paraisópolis, você vai andar cerca de 900 metros e verá na altura do quilômetro 40 da MG-295, uma fábrica da Delphi Automotive.

6-) Na fábrica, saia da estrada, virando à esquerda, pegando uma rua de paralelepípedo onde você seguirá por aproximadamente 900 metros. No fim da rua existe um cruzamento onde você verá o Hotel Serras de Minas, o restaurante Estância Mineira e um posto de gasolina.

7-) Neste cruzamento vire à direita. Existem várias placas de indicação pelo caminho. Você estará novamente na estrada MG-173, no trecho que liga Paraisópolis a Conceição dos Ouros (MG). Este trecho de estrada está em condições aceitáveis.

8-) Siga por esta estrada por 19 quilômetros. Entrando em Conceição dos Ouros, siga sempre em frente que você chegará em uma avenida de paralelepípedos, com palmeiras no meio da mesma. No final da avenida você encontrará uma praça e a principal igreja da cidade.

9-) No fim da praça, à direita tem outra avenida de paralelepípedos, com placa indicando a cidade de Cachoeira de Minas. Siga por mais 8 quilômetros e chegará lá.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 30 de janeiro de 2011

PASSEIO DE MOTO A CAMBUÍ / MG (30 JAN 2011)



Em minha visita a Córrego do Bom Jesus (MG) eu estava praticamente ao lado de Cambuí (MG), então, resolvi dar uma passada por lá.

Minha visita a Cambuí foi por acaso, portanto, não havia pesquisado antecipadamente sobre a cidade e não sabia o que procurar por lá.

Andei por algumas ruas da cidade e tirei algumas fotos.

Voltei para Córrego do Bom Jesus, pois iria visitar a Cachoeira Três Irmãos.

Em outra ocasião, visitarei a Cambuí com mais tempo, para conhecer sua história e ver o que a cidade tem a oferecer.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

PASSEIO DE MOTO ATÉ CÓRREGO DO BOM JESUS / MG (30 JAN 2011)






Hoje de manhã levantei, e embora não tivesse programado nada, resolvi sair para fazer um passeio de moto.

Há meses queria conhecer a cidade de Córrego do Bom Jesus (MG), chamada também de "a cidade santuário".

Pelo caminho que vi no mapa, primeiro deveria me dirigir à cidade de Consolação (MG) e de lá, pegar uma estrada para Córrego do Bom Jesus. Talvez até exista uma maneira mais fácil de se chegar lá, mas no momento, é o caminho que descobri.

Não se sabe ao certo a data de fundação de Córrego do Bom Jesus. Dizem que foi fundada entre 1865 e 1880, a partir de uma capela construída em homenagem ao Senhor Bom Jesus. Antes disso, o local era habitado pelos índios.

Em 1889 o povoado transformou-se em distrito, e em 1953 em município. Em 1911, a paróquia foi "promovida" a Santuário, em virtude da quantidade de romeiros que recebia, após ser reconhecida como tal por um Bispo e pelo Papa. A igreja atual foi construída em 1972.

A festa do Bom Jesus que começa no fim do mês de Julho e vai até o início de Agosto é muito popular e concorrida.

Atualmente a cidade de Córrego do Bom Jesus tem cerca de 3700 habitantes, e sua principal atividade econômica é a agropecuária.

Chegando em Córrego do Bom Jesus, fui até a praça que eles chamam de santuário, mas a igreja estava fechada. Achei meio estranho, pois era domingo de manhã, contudo, não cabe a mim julgar isto.

Mesmo vendo pelo lado de fora, a igreja tem em sua fachada, um lindo vitral em forma de cruz. Tirei algumas fotos ali e fui andar pela cidade para conhecê-la.

Antes de ir para algum lugar, sempre faço uma pesquisa para saber o que a cidade oferece. Em Córrego do Bom Jesus tem um local chamado Pedra de São Domingos, tem a rampa do Campo dos Raposos, usada pelo pessoal que pratica "vôo livre" e tem também algumas cachoeiras.

Como o tempo estava "curto", pois havia perdido muito tempo na estrada por causa de tráfego lento causado por caminhões, optei por conhecer pelo menos uma cachoeira. A cachoeira ficava no caminho de volta, então, optei por dar uma passada, antes, na cidade de Cambuí (MG).

Fui até Cambuí e depois, já no caminho de volta, fui conhecer a Cachoeira Três Irmãos.

A entrada para a cachoeira é paga (R$ 2,00 na data de hoje), existem mesas e até churrasqueira para você usar. Pelo que observei, você pode levar comida e até fazer um churrasco por lá (eu não tenho certeza disto), mas não pode levar nenhum tipo de bebida (disto eu tenho certeza).

O local tem um tipo de lanchonete onde você pode pedir alguns tipos de porções e bebidas, e na sua entrada, existe um estacionamento. Ao lado da lanchonete existem sanitários.

Na parte de cima da cachoeira (que é a mais legal), existe um tipo de "represa" que vai guiando a água para baixo até chegar em um "toboágua" que é bem usado pelas crianças.

O fluxo de água termina em uma piscina de água natural.

Achei a Cachoeira Três Irmãos um lugar popular, simpático, bem organizado e limpo.

Terminada minha visita a cachoeira, comecei minha viagem de volta a São José dos Campos (SP), mas como sempre que vou para aquela região, parei no restaurante Toca do Mineiro que fica um pouco antes da entrada de Sapucaí-Mirim (em um posto de gasolina da BR). Os lanches e a comida deles é muito boa.

Cheguei no fim da tarde.

A distância entre São José dos Campos e Córrego do Bom Jesus é de 135 quilômetros. O tempo de viagem, dependendo do tráfego é de cerca de 2 horas e meia.


Como fazer para chegar em Consolação e de lá, chegar em Córrego do Bom Jesus:

1-) Saindo de São José dos Campos, pegar estrada SP-50 que vai até Monteiro Lobato (SP).

2-) Chegando em Monteiro Lobato, pegar a estrada que vai em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP).

3-) Um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal, existe uma rotatória. Pegue a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí-Mirim (MG), São Bento do Sapucaí (SP). Na divisa de estado, esta estrada passa a ser a MG-173 (a estrada MG-173, até chegar em Paraisópolis, está em excelentes condições).

4-) Siga pela MG-173 até a cidade de Paraisópolis (MG), onde em sua entrada existe uma rotatória. Siga em frente, sem entrar na cidade. A partir desta rotatória, a estrada passa a se chamar MG-295.

5-) Depois da rotatória de Paraisópolis, você vai andar cerca de 900 metros e verá na altura do quilômetro 40 da MG-295, uma fábrica da Delphi Automotive.

6-) Na fábrica, saia da estrada, virando à esquerda, pegando uma rua de paralelepípedo onde você seguirá por aproximadamente 900 metros. No fim da rua existe um cruzamento onde você verá o Hotel Serras de Minas, o restaurante Estância Mineira e um posto de gasolina.

7-) Neste cruzamento vire à direita. Existem várias placas de indicação pelo caminho. Você estará novamente na estrada MG-173, no trecho que liga Paraisópolis a Conceição dos Ouros (MG). Este trecho de estrada está em condições aceitáveis.

8-) Siga por cerca de 900 metros e você verá à esquerda uma entrada de asfalto, com placas indicando a cidade de Consolação. Pegue esta estrada e siga sempre em frente. O final dela vai dar na cidade de Consolação.

9-) Chegando em Consolação, a primeira coisa que você vai ver é uma praça. Contorne a praça até chegar na parte de baixo dela. Você verá uma placa com uma seta para a esquerda indicando a cidade de Cambuí. Siga esta estrada nesta direção. Ela é de terra, e suas condições são razoáveis.

10-) Siga por 15 quilômetros e logo em seguida, você verá uma entrada à esquerda, onde existe algo parecido com um pequeno curral. Outro ponto de referência para saber se está no lugar certo: bem à sua frente você vai ver um tipo de pedreira.

11-) Entre por esta estrada à esquerda e siga-a por cerca de 2,1 quilômetros, mantendo-se sempre no lado direito da mesma.

12-) Este caminho termina em uma estrada de asfalto. Se virar à esquerda e andar cerca de 1,4 quilômetro chegará em Córrego do Bom Jesus, caso contrário, se pegar virar à direita e andar cerca de 2,8 quilômetros, chegará na cidade de Cambuí (MG).


Como fazer para chegar na Cachoeria Três Irmãos:

1-) Siga os passos indicados acima, de 1 até 9.

2-) Siga por 6,4 quilômetros e você verá à sua esquerda uma entrada, com placa indicativa para a cachoeira.

3-) Entre neste acesso e siga por mais 800 metros. No caminho você passará por uma ponte de madeira e logo em seguida por um "mata-burro". Alguns metros adiante estará o estacionamento da cachoeira.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 26 de dezembro de 2010

PASSEIO DE MOTO ATÉ AS CACHOEIRAS EM SANTO ANTONIO DO PINHAL / SP (26 DEZ 2010)






Um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal (SP), fui comer um pão de queijo na "barraca" que tem ao lado da estrada, na rotatória que dá acesso tanto a Santo Antonio do Pinhal, como a Sapucaí Mirim (MG). É uma pequena casinha de madeira que tem na beira da estrada, mas que tem um pão de queijo delicioso, além de queijos, doces e outros produtos artesanais.

Meu objetivo hoje, era conhecer as principais cachoeiras da cidade. Em pesquisa pela Internet, achei referência a quatro delas: Cachoeira do Lageado, Cachoeira do Cassununga, Cachoeira do Sítio Matão e Cachoeira Arco-Íris.

Destas quatro cachoeiras, uma delas, a Cachoeira Arco-Íris, não era conhecida pelos moradores locais, a quem indaguei por referências. Tive tempo de conhecer duas.

Chegando em Santo Antonio do Pinhal, você passa pela Igreja de São Benedito e ao lado já tem uma rotatória. Você vira a esquerda, segue em frente, passa pelo supermercado Amaral, e cerca de 500 metros depois tem uma entrada a esquerda, com placa indicando a Cachoeira do Lageado.

Seguindo por esta estrada de terra, por cerca de 5 quilômetros, você vai encontrar a Cachoeira do Lageado. Não tem como errar, tem placas indicativas por todo o caminho.

A Cachoeira do Lageado é um lugar muito bonito e extremamente popular. Para entrar, você paga uma taxa de visita de R$ 2,00 (dois reais). Além da cachoeira, existe uma pequena trilha pela mata que você pode fazer. Como infra-estrutura você tem vários bancos de madeira, banheiros, e um pequeno

Fiquei lá um bom tempo, tirei fotos, conversei com algumas pessoas e saí, em direção à Cachoeira do Cassununga.

Seguindo a mesma estrada de terra, até o fim, você chega na estrada SP-50. Vire à esquerda e siga em frente. Eu estava distraído com a paisagem e o trecho da estrada que não conhecia, e acabei não registrando a distância. Contudo, é muito fácil: no lado direito da estrada, tem um bar chamado Bar do Luizinho. A Cachoeira do Cassununga fica ao lado do bar, e tem uma placa de indicação bem na beira da estrada.

Na minha opinião, a Cachoeira do Cassununga parece mais uma pequena queda d'água do que realmente uma cachoeira. Tem algumas mesas e bancos de alvenaria, onde você pode sentar e tomar alguma coisa. Ao lado, tem o bar.

Como já estava ficando tarde e o tempo começava a fechar, tirei algumas fotos e comecei minha viagem de volta a São José dos Campos (SP).

Para retornar, siga sempre em frente nesta estrada que você vai parar em uma bifurcação que existe logo na entrada de Santo Antonio do Pinhal. Você passou por essa bifurcação quando chegou na cidade, portanto, é só fazer o caminho de volta pela mesma estrada.

Se quer saber como chegar a Santo Antonio do Pinhal, saindo de São José dos Campos: você pega a estrada SP-50, no bairro Alto da Ponte, em direção a cidade de Monteiro Lobato (SP), distância de 36 quilômetros. Chegando a Monteiro Lobato, no Largo Comendador Freire, a direita, tem um acesso para a estrada que leva a Santo Antonio do Pinhal, e são mais 36 quilômetros de distância.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

MOÇAMBIQUE EM MONTEIRO LOBATO / SP (26 DEZ 2010)


Hoje estava passando por Monteiro Lobato (SP), em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP), quando vi na praça Deputado Cunha Bueno, um tipo de manifestação cultural que achei interessante.

Os membros do grupo de dança Moçambique Esperança, vestidos em trajes típicos, cantavam e dançavam em frente ao presépio montado na praça.

Moçambique é um tipo de dança trazida da África e em Monteiro Lobato, é uma tradição que começou em 1940. Em suas músicas, falam de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Este grupo de dança, usa calças e camisas brancas, tendo no peito uma fita azul (representando Nossa Senhora do Rosário) e outra vermelha (São Benedito). O pequeno manto vermelho que levam nas costas, simboliza o manto de um rei. Usam também pequenos bastões de madeira.

Parei uns minutos para assistir a apresentação do pessoal, tirei algumas fotos e segui viagem.

( Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS

Aos irmãos e irmãs de estrada, desejo um feliz Natal e um 2011 com muito passeio de moto!

Grande abraço,

WILSON LUIZ NEGRINI DE CARVALHO

domingo, 7 de novembro de 2010

PASSEIO DE MOTO A SÃO FRANCISCO XAVIER / SP (07 NOV 2010)






Hoje fiz um rápido passeio até São Francisco Xavier (SP), um distrito da cidade de São José dos Campos (SP).

Na verdade eu queria pegar uma estrada com a moto para ver como ela estava, pois nas duas últimas duas semanas ela esteve parada para manutenção. Troquei o pneu traseiro e o aro dianteiro. Será que alguém consegue imaginar que uma empresa demora duas semanas para providenciar e trocar um pneu e um aro. Isto que é "competência"!

Enfim, a moto se comportou muito bem na estrada de asfalto e na de terra. Depois de ficar quase duas semanas na manutenção, pelo menos isto de bom.

Aproveitei e tirei algumas fotos de lugares que ainda não havia tirado antes. Dei uma volta a pé pelo centro da cidade e voltei.

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PASSEIO DE MOTO A NATIVIDADE DA SERRA / SP (11 OUT 2010)






Estava fazendo exatamente 75 dias que eu não saía para fazer um passeio de moto. Trabalho e estudo têm me tomado muito tempo e eu nem estava me dando conta disto.

Quis aproveitar o feriado prolongado e decidi ir até Natividade da Serra (SP).

A história de Natividade da Serra começa em 1853, quando a fazenda do Coronel José Lopes Figueira de Toledo transformou-se no vilarejo chamado de Divino Espírito Santo de Nossa Senhora do Rio do Peixe. Em 1858 o vilarejo foi elevado à categoria de Freguesia, passando a se chamar Nossa Senhora do Rio do Peixe. Em 1863 a freguesia incorporou o povoado chamado Nossa Senhora da Conceição (atualmente chamado de Bairro Alto), tornando-se uma Vila com o nome de Natividade. Em 1935 torna-se município e em 1944 recebe o nome de Natividade da Serra. Por volta de 1970, foi construída uma represa na região e a cidade teve que ser "trasladada" para um local próximo. A antiga cidade está completamente submersa. Hoje, com uma população de cerca de 7300 pessoas, suas principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária.

Saí na segunda-feira, logo cedo. Peguei a Rodovia do Tamoios (SP-99), e na altura do quilômetro 67, entrei em um acesso que tem à esquerda. Os primeiros três quilômetros eram de asfalto e os 39 quilômetros restantes eram de terra.

Acredite, a parte de terra estava melhor que a parte de asfalto. No caminho, passei pelos bairros Pouso Alto e Pouso Altinho.

A paisagem pelo caminho é muito bonita. Em boa parte do trecho você vai "beirando" a represa. Parei um instante para tirar umas fotos e continuei.

No fim da estrada tem a rampa para a balsa, que não demorou muito a chegar. Conversei com algumas pessoas muito agradáveis que estavam por ali e peguei algumas dicas sobre a cidade.

Elas me disseram também, que nos dias 15, 16 e 17 de Outubro/2010 vai ter a festa da padroeira no bairro dos remédios, Nossa Senhora dos Remédios. Segundo informações, a festa é bem legal. A entrada para o bairro dos remédios fica um pouco antes de chegar na rampa da balsa (tem placas indicativas). Vale a pena conferir!

Saindo da balsa, fui até um local que é chamado de Cruzeiro, localizado no alto de um morro. Ao lado de uma torre de telecomunicação, existe um mirante de onde você pode ver a represa. A vista de lá é muito bonita. Tirei algumas fotos e fui até a Paróquia de Nossa Senhora da Natividade.

Em seguida fui almoçar no Restaurante do Kaé. A comida é caseira, é uma delícia e o preço é ótimo.

Terminado o almoço, dei mais algumas voltas pela cidade e iniciei o retorno para São José dos Campos (SP), fazendo o mesmo caminho. Na verdade, me disseram que existe um outro jeito de se chegar a Natividade da Serra, que é através de Redenção da Serra, mas este caminho eu ainda não percorri. Fica para a próxima vez.

Dicas sobre o que visitar em Natividade da Serra: o mirante, um local à beira da represa chamado de "Prainha", Cachoeira da Vaca, Cachoeira da Mata, prática de rappel em cachoeiras e ainda trilhas que podem ser feitas a pé, de bicicleta, de moto e com veículos 4X4. A cidade é pequena, pacata e seu povo é muito cordial.

Como fazer para chegar em Natividade da Serra:

1-) Saindo de São José dos Campos (SP), siga pela Rodovia dos Tamoios até a altura do quilômetro 67, onde você encontrará uma entrada à esquerda e uma placa de indicação.

2-) Siga nesta estrada asfaltada por 3 quilômetros, até encontrar uma entrada à direita (veja a placa de indicação).

3-) A partir daí, em uma estrada de terra, siga 39 quilômetros. No caminho você passará pelos bairros Pouso Alto e Pouso Altinho, até chegar na rampa da balsa.

4-) Balsa vem de hora em hora, a cada hora inteira (por exemplo 09:00, 10:00, etc), e demora cerca de 10 minutos para ir até o outro lado. Não paguei nada pela balsa.

5-) Saindo da balsa, é só seguir em frente que em menos de 5 minutos você chega no centro da cidade.

O tempo de viagem é de aproximadamente 02:45 horas. Recomendo não levar garupa, se você optar por fazer este caminho. A distância entre São José dos Campos e Natividade da Serra é de 113 quilômetros.

( Texto e fotos ; Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo: