terça-feira, 10 de agosto de 2010

VAMOS PASSEAR DE MOTO ?


Hoje recebi uma mensagem de uma pessoa, falando sobre fazer passeios de moto. Infelizmente, a mensagem estava cortada e não pude pegar as informações de contato dela.

Então, estou fazendo o seguinte... Se alguém quiser fazer passeios de moto e quiser companhia, basta entrar em contato comigo pelo e-mail planetamergulho@hotmail.com.

Como estou sempre andando por aí, boas oportunidades não faltarão para visitar lugares legais.

Para fazer os passeios, saio de São José dos Campos (SP).

domingo, 25 de julho de 2010

PASSEIO DE MOTO ATÉ A SERRA DA MANTIQUEIRA (25 JUL 2010)


Sábado à noite meus amigos Raul e Paula me convidaram para fazer um passeio de moto no domingo de manhã até o Rancho Aventura, que fica na cidade de Gonçalves (MG).

Saímos de São José dos Campos (SP) por volta das 09:00 horas e chegamos lá no Rancho Aventura por volta das 11:00 horas. No caminho paramos em uma daquelas barracas que tem na estrada que vai de Santo Antonio do Pinhal (SP) até Sapucaí Mirim (MG) para comermos alguma coisa.

No Rancho Aventura fomos recebidos por uma pessoa que nos mostrou o que eles oferecem por lá: passeios com duração de 1, 2 e 3 horas em quadriciclo, "bóiacross", "acqua ride", "trilha aérea", tirolesa, tiro ao alvo com pistola/carabina de ar comprimido, arco e flecha ou besta, paintball e cama elástica.

O local é muito bem organizado e cuidado. Os preços estão compatíveis com as atividades.

Ficamos lá durante algum tempo conhecendo o lugar, e combinamos em voltar outro dia com mais tempo para aproveitarmos as atividades que eles têm.

Em seguida fomos para São Bento do Sapucaí (SP), para almoçar no restaurante que fica localizado no "pé" da Pedra do Baú. Infelizmente estava muito lotado e acabamos almoçando no restaurante ROÇA, que fica no centro da cidade. A comida é boa e seu preço, obedece a média dos outros restaurantes da região.

Terminado o almoço, retornamos para São José dos Campos.

( Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

quinta-feira, 15 de julho de 2010

AGRADECIMENTO


Quero agradecer a Fátima Noronha, que publicou em seu blog "Jornal À Janela" ( http://ajaneladobraz.blogspot.com ), o meu "post" e as fotos da viagem que fiz a Brazópolis (MG).

Fátima, obrigado pela gentileza. Achei super legal o seu blog.

Um abraço,

Wilson Luiz Negrini de Carvalho

sábado, 3 de julho de 2010

PASSEIO DE MOTO A PIRANGUINHO / MG (03 JUL 2010)






Terminado meu passeio em Brazópolis (MG), ia retornar para São José dos Campos (SP), mas vi na estrada uma placa indicando outra cidade próxima, Piranguinho (MG) a 16 quilômetros de distância. Como era perto, resolvi dar uma passada lá. A viagem demorou cerca de 20 minutos.

A história de Piranguinho começa no final do século XIX, cujas terras da região, na época, pertenciam à Dona Leocádia de Lourenço. A Rede Mineira de Viação, decidiu construir uma estrada de ferro que ligava Itajubá a Santa Rita do Saucaí e dos barracões construídos em volta da estrada de ferro, começou a surgir um povoado. Em 1911, o arraial transformou-se em distrito subordinado à Vila Braz (Brazópolis) e em 1962 transformou-se em município.

A palavra Piranguinho significa "peixe pequeno" em tupi-guarani. A cidade é conhecida como a capital nacional do "pé-de-moleque". No mês de Junho junto com a festa junina tem a festa do "pé-de-moleque".

A cidade tem pouco mais de 7 mil habitantes e sua principal fonte de renda vem da agropecuária.

Chegando na cidade notei uma quantidade razoável de barracas de "pé-de-moleque". Os nomes das barracas são associados com cores: barraca vermelha de "pé-de-moleque", barraca amarela, e por aí vão as cores do arco-íris inteiro. Cada uma diz que vende o verdadeiro e original "pé-de-moleque". De quem devo comprar?

Enfim, o centro da cidade é bem pequeno. Fui até a Igreja Matriz de Santa Isabel (construção de 1945), na principal praça da cidade. Tive a impressão de que ainda estava tendo festa na cidade, pois a praça estava toda enfeitada com bandeirinhas e tudo mais. Entrei na igreja para conhecê-la, e embora seja bem simples, o interior é de muito bom gosto.

Andei um pouco pela cidade, mas não vi muita coisa de interessante, embora seja legal e bem sossegada. As principais atrações são a Igreja Matriz e seu entorno, uma ponte ferroviária construída no fim do século XIX, a estação de trem que é centenária, e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (construída em 1875), também conhecida como "Capela do Capote".

Já estava na hora de voltar para São José dos Campos (SP). No caminho, parei na Toca do Mineiro, em Sapucaí-Mirim (MG) para comer um dos deliciosos sanduíches que eles servem lá. Pilotando à noite na estrada escura, as estrelas no céu completamente limpo, faziam um espetáculo à parte. Simplesmente magnífico!

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

PASSEIO DE MOTO A BRAZÓPOLIS / MG (03 JUL 2010)






Saí depois do almoço para dar uma volta de moto.

Estava frio e eu estava quase voltando para casa, mas não sei por quê, resolvi continuar.

Em meus passeios pelo Sul de Minas Gerais, estou indo cada vez mais longe e os passeios, obviamente, estão sendo mais demorados e cansativos.

Hoje resolvi conhecer Brazópolis (MG).

Em 1803, começou a se formar na região, um núcleo de habitantes chamado Bom Sucesso. Em 1812 começa a ser construída a Capela da Laje e em 1838 é construída a Capela de Sant'Ana. Algum tempo depois torna-se a freguesia de São Caetano da Vargem Grande. Em 1901 torna-se município chamado de Vila de São Caetano da Vargem Grande e em 1909, passa a se chamar Vila Braz, em homenagem a um famoso cidadão local chamado Francisco Braz Pereira Gomes. Um de seus descendentes foi Wenceslau Braz, presidente da república de 1914 a 1918. Em 1923, torna-se a cidade de Brazópolis.

Atualmente, Brazópolis tem cerca de 15 mil habitantes. A agropecuária é a principal atividade econômica.

Cidade típica do interior, Brazópolis é bem tranqüila, pacata. Se você está querendo fugir do "stress" do dia-a-dia, Brazópolis é um bom local para se passar alguns dias.

Cheguei na cidade por volta de 14:30 horas e apesar do sol estar forte, fazia um pouco de frio. Fui direto para a praça onde fica a Igreja Matriz de São Caetano (construção inicial em 1847 e reforma em 1928). Entrei, fiquei alguns instantes por lá, tirei algumas fotos (a igreja tem lindos vitrais) e depois fui dar umas voltas pela cidade para ver o que tinha. Dei uma passada em outra igreja, Nossa Senhora de Aparecida, mas estava fechada. Tive a oportunidade de conhecer um morador local que contou alguns fatos interessantes da história da cidade.

Na minha percepção, os pontos turísticos de maior interesse em Brazópolis são a Igreja Matriz de São Caetano, a Academia Brazopolense de Letras e História (chamado de "Castelinho", que é também um museu), a Pedra da Cruz para os que gostam de escalada e o Pico dos Dias, com pouco mais de 1800 metros de altura, onde encontra-se um observatório do laboratório nacional de astrofísica. Tem um local onde o pessoal salta de asa delta mas eu não cheguei a ir até lá. Fica para uma próxima vez. A paisagem da região é magnífica.

Não posso deixar de destacar algo que achei no mínimo engraçado, o nome de uma sorveteria, UAICE CREAM com o "slogan" É DE MINAS UAI. Inteligente e criativo.

A distância entre São José dos Campos e Brazópolis é de cerca de 119 quilômetros, e a viagem demora aproximadamente 2 horas e 10 minutos, dependendo de como estiver o trânsito na estrada.

Como fazer para chegar em Brazópolis:

1-) Saindo de São José dos Campos, pegar estrada SP-50 que vai até Monteiro Lobato (SP).

2-) Chegando em Monteiro Lobato, pegar a estrada que vai em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP).

3-) Nas proximidades do KM 148, um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal, existe uma rotatória. Pegue a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí-Mirim (MG), São Bento do Sapucaí (SP). Na divisa de estado, esta estrada passa a ser a MG-173 (a estrada MG-173, até chegar em Paraisópolis, está em excelentes condições).

4-) Siga pela MG-173 até a cidade de Paraisópolis (MG), onde em sua entrada existe uma rotatória. Siga em frente, sem entrar na cidade. A partir desta rotatória, a estrada passa a se chamar MG-295. A próxima cidade é Brazópolis.

As condições das estradas MG-173 e MG-295 estão bem razoáveis.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 6 de junho de 2010

PASSEIO DE MOTO A CONSOLAÇÃO / MG (06 JUN 2010)





Retornando de minha viagem a Conceição dos Ouros (MG) pela estrada MG-173, notei à minha direita uma placa indicando a entrada para uma estrada que vai dar na cidade de Consolação (MG).

Como eram apenas 20 quilômetros de distância, resolvi ir até lá para dar uma olhada na cidade.

A cidade de Consolação começou a ser formada em 1750, com doações de terras de um fazendeiro da região. Com o passar dos anos, outros proprietários também doaram parte de suas terras. Começou com a construção de uma capela. Em 1832, fiéis da região pediram a elevação da capela para Curato de Nossa Senhora da Consolação de Capivari. Em 1962, tornou-se cidade.

Consolação tem uma população de cerca de 1700 pessoas. Sua principal atividade econômica é a agropecuária.

Pela quantidade habitantes, não preciso fazer muitos comentários sobre o tamanho da cidade. Acho legal chegar em cidades assim e ver várias pessoas sentadas na praça conversando, sem maiores preocupações. Na praça que fica logo na entrada da cidade, tem um coreto e é possível ver, vez ou outra, um cavalo amarrado nas árvores, perto dos carros. Com certeza um ambiente gostoso de interior.

Como fiquei muito pouco tempo lá, os principais atrativos que pude identificar são cachoeiras, casarões antigos, trilhas em serras e festas que ocorrem durante o ano em homenagem a diversos santos.

A cidade faz parte do "Caminho da Fé", que vai de Aparecida (SP) a Tambaú (SP), passando pelo sul de Minas Gerais.

A estrada que leva a Consolação está em condições razoáveis, contudo, é muito freqüente encontrar cachorros e bezerros parados no meio da pista. Fique atento a este detalhe. A paisagem que cerca a estrada é muito bonita, e vez por outra, aparecem construções de tijolos que parecem ser bem antigas. Só pela paisagem já vale o passeio.

Terminado minha curta viagem a Consolação, peguei de volta a estrada MG-173, rumo a São José dos Campos (SP).

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

PASSEIO DE MOTO A CONCEIÇÃO DOS OUROS / MG (06 JUN 2010)






Fim de semana prolongado, começando com feriado na quinta-feira. Embora estivesse ocupado com estudo e coisas de trabalho, resolvi tirar uma folga de algumas horas e fazer um passeio de moto até Conceição dos Ouros (MG).

Conceição dos Ouros foi fundada em 1854, nas proximidades de um ribeirão chamado Ribeirão dos Ouros, ribeirão onde haviam encontrado no passado, uma quantidade razoável de ouro de aluvião.

Desde o século XIX, várias fazendas foram se instalando na região, nem tanto por causa do ouro, mas em função da produção de café, algodão e fumo.

Durante escavações feitas na região, foram encontrados vários objetos indígenas que datam do século XIV. Acredita-se que naquela época, a região era habitada por índios Cataguás.

Meu passeio pela cidade foi bem rápido. Gostaria de ter passado no museu para ver o que tinha de bom por lá, mas não foi possível. Fica para outro dia.

A cidade é bem pequena, tem uma população de cerca de 11000 habitantes.

A avenida principal tem várias palmeiras enfileiradas, o que dá um aspecto interessante. A igreja matriz, Nossa Senhora da Conceição fica em frente à principal praça da cidade.

Conceição dos Ouros é a maior produtora mundial de polvilho. No mês de agosto a cidade promove a Festa do Polvilho, que é bem concorrida. A cidade oferece ainda algumas cachoeiras, trilhas para "trekking" e sítios arqueológicos.

Como fazer para chegar em Conceição dos Ouros:

1-) Saindo de São José dos Campos, pegar estrada SP-50 que vai até Monteiro Lobato (SP).

2-) Chegando em Monteiro Lobato, pegar a estrada que vai em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP).

3-) Um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal, existe uma rotatória. Pegue a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí-Mirim (MG), São Bento do Sapucaí (SP). Na divisa de estado, esta estrada passa a ser a MG-173 (a estrada MG-173, até chegar em Paraisópolis, está em excelentes condições).

4-) Siga pela MG-173 até a cidade de Paraisópolis (MG), onde em sua entrada existe uma rotatória. Siga em frente, sem entrar na cidade. A partir desta rotatória, a estrada passa a se chamar MG-295.

5-) Em Paraisópolis, na altura do quilômetro 40 da MG-295, existe uma fábrica da Delphi Automotive. Na fábrica, saia da estrada, virando à esquerda, pegando uma rua de paralelepípedo. No fim da rua, vire à direita. Existem várias placas de indicação pelo caminho. Você estará novamente na estrada MG-173, no trecho que liga Paraisópolis a Conceição dos Ouros (Este trecho de estrada está em condições razoáveis).

A distância entre São José dos Campos e Conceição dos Ouros é de aproximadamente 120 quilômetros e o tempo da viagem, dependendo do movimento da estrada, é de 1 hora e 50 minutos.

Na minha viagem de volta para São José dos Campos, passaria ainda pela cidade de Consolação (os detalhes do passeio estão na próxima postagem deste blog) e faria uma parada na Casa de Queijos Água Soca, localizada na estrada SP-50, já em São José dos Campos, onde existe algo incomum aqui na nossa região: um avestruz de tamanho razoável, solto em uma grande área cercada. O avestruz é bem amistoso e basta você chegar na cerca, que ele vem para perto de você.

( Fotos e texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 18 de abril de 2010

PASSEIO DE MOTO A UBATUBA / SP (18 ABR 2010)






Domingo... Levantei bem cedo, por volta das 06:30. Queria aproveitar um pouco a praia, pois deveria estar de volta a São José dos Campos (SP) até o horário do almoço.

Ubatuba foi fundada em 1638 com o nome de Vila de Ubatuba. Teve grande importância para a região, pois seu porto era utilizado para exportar toda a produção. Com a transferência das exportações para o porto de Santos (SP), Ubatuba entra em decadência, mas em meados século XX, suas lindas praias chamam a atenção dos turistas, que até hoje, é a principal fonte de renda da cidade.

Das cidades do litoral paulista, Ubatuba (SP) é a minha preferida, com mais de 60 praias e cachoeiras magníficas.

Em minha opinião, os melhores meses para ir para Ubatuba são de Abril a Agosto, quando as coisas são mais sossegadas, quase não chove e embora os dias sejam ensolarados, o calor é suportável. Evito ir para lá no verão e em feriados prolongados, pois fica tudo lotado, os preços sobem demasiadamente e no fim das contas, você acaba mais se aborrecendo do que se divertindo. Isto é o que eu penso.

Restaurantes, bares e lugares legais para ir não faltam em Ubatuba. Se você gosta de pizza, experimente uma do Restaurante Varandas da Enseada, na Praia da Enseada. Se você está querendo comer um peixe ou frutos do mar, experimente o restaurante Rei do Peixe ou o Rei do Camarão.

Se você gosta de "pegar onda", como eu, as praias do Sapê, Vermelha do Norte, Grande e Itamambuca, são pontos de parada obrigatórios.

Não deixe de conhecer as cachoeiras do Prumirim e da Divisa, ambas localizadas na antiga estrada Rio-Santos, em direção a Paraty.

Para se hospedar em Ubatuba, uma dica legal é a Pousada Seachegue, na Praia da Enseada, um lugar familiar, com preços bem adequados. O site deles na Internet é www.seachegue.com.br.

Quer mergulhar? Ubatuba possui vários lugares adequados para isso. Se você quer fazer um simples mergulho com máscara, nadadeira e snorkel, você pode ir por exemplo na Praia Domingas Dias. Se quer fazer mergulho autônomo (com uso de cilindros), pode procurar uma das operadoras de mergulho da cidade e ir até a Ilha das Couves ou Ilha Vitória. A vida marinha nestes locais é abundante e variada.

No centro de Ubatuba, você pode visitar o aquário e a base do Projeto Tamar.

A partir do Saco da Ribeira, você pode pegar uma escuna e ir visitar a Ilha Anchieta, onde tem o antigo presídio e uma unidade do Projeto Tamar.

Quer mais? Você pode fazer um vôo panorâmico sobre as principais praias de Ubatuba, de helicóptero ou avião. Maiores informações você pode obter no aeroporto de Ubatuba.

Quer mais ainda? Até tenho várias outras dicas para dar, mas fica para outro dia. Depois de fazer esta propaganda toda da cidade de Ubatuba, vou terminar o relato de minha viagem...

Aproveitei que ainda era cedo e passei por várias praias, até chegar no centro de Ubatuba. Dei uma passada pela cidade para ver o movimento, que estava um pouco acima do normal para esta época, pois um grande navio havia aportado ali perto e os turistas do navio estavam desembarcando na cidade.

Voltei para o apartamento, e me preparei para iniciar minha viagem de volta a São José dos Campos, que transcorreu sem transtornos.

Se quiser ver mais fotos de Ubatuba, visite meu álbum no site http://viajamos.com.br/photo/albums/ubatuba-brasil

Segue um vídeo amador que fiz das praias onde costumo ficar http://www.youtube.com/watch?v=fEozvrv6crE

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )