domingo, 7 de novembro de 2010

PASSEIO DE MOTO A SÃO FRANCISCO XAVIER / SP (07 NOV 2010)






Hoje fiz um rápido passeio até São Francisco Xavier (SP), um distrito da cidade de São José dos Campos (SP).

Na verdade eu queria pegar uma estrada com a moto para ver como ela estava, pois nas duas últimas duas semanas ela esteve parada para manutenção. Troquei o pneu traseiro e o aro dianteiro. Será que alguém consegue imaginar que uma empresa demora duas semanas para providenciar e trocar um pneu e um aro. Isto que é "competência"!

Enfim, a moto se comportou muito bem na estrada de asfalto e na de terra. Depois de ficar quase duas semanas na manutenção, pelo menos isto de bom.

Aproveitei e tirei algumas fotos de lugares que ainda não havia tirado antes. Dei uma volta a pé pelo centro da cidade e voltei.

( Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PASSEIO DE MOTO A NATIVIDADE DA SERRA / SP (11 OUT 2010)






Estava fazendo exatamente 75 dias que eu não saía para fazer um passeio de moto. Trabalho e estudo têm me tomado muito tempo e eu nem estava me dando conta disto.

Quis aproveitar o feriado prolongado e decidi ir até Natividade da Serra (SP).

A história de Natividade da Serra começa em 1853, quando a fazenda do Coronel José Lopes Figueira de Toledo transformou-se no vilarejo chamado de Divino Espírito Santo de Nossa Senhora do Rio do Peixe. Em 1858 o vilarejo foi elevado à categoria de Freguesia, passando a se chamar Nossa Senhora do Rio do Peixe. Em 1863 a freguesia incorporou o povoado chamado Nossa Senhora da Conceição (atualmente chamado de Bairro Alto), tornando-se uma Vila com o nome de Natividade. Em 1935 torna-se município e em 1944 recebe o nome de Natividade da Serra. Por volta de 1970, foi construída uma represa na região e a cidade teve que ser "trasladada" para um local próximo. A antiga cidade está completamente submersa. Hoje, com uma população de cerca de 7300 pessoas, suas principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária.

Saí na segunda-feira, logo cedo. Peguei a Rodovia do Tamoios (SP-99), e na altura do quilômetro 67, entrei em um acesso que tem à esquerda. Os primeiros três quilômetros eram de asfalto e os 39 quilômetros restantes eram de terra.

Acredite, a parte de terra estava melhor que a parte de asfalto. No caminho, passei pelos bairros Pouso Alto e Pouso Altinho.

A paisagem pelo caminho é muito bonita. Em boa parte do trecho você vai "beirando" a represa. Parei um instante para tirar umas fotos e continuei.

No fim da estrada tem a rampa para a balsa, que não demorou muito a chegar. Conversei com algumas pessoas muito agradáveis que estavam por ali e peguei algumas dicas sobre a cidade.

Elas me disseram também, que nos dias 15, 16 e 17 de Outubro/2010 vai ter a festa da padroeira no bairro dos remédios, Nossa Senhora dos Remédios. Segundo informações, a festa é bem legal. A entrada para o bairro dos remédios fica um pouco antes de chegar na rampa da balsa (tem placas indicativas). Vale a pena conferir!

Saindo da balsa, fui até um local que é chamado de Cruzeiro, localizado no alto de um morro. Ao lado de uma torre de telecomunicação, existe um mirante de onde você pode ver a represa. A vista de lá é muito bonita. Tirei algumas fotos e fui até a Paróquia de Nossa Senhora da Natividade.

Em seguida fui almoçar no Restaurante do Kaé. A comida é caseira, é uma delícia e o preço é ótimo.

Terminado o almoço, dei mais algumas voltas pela cidade e iniciei o retorno para São José dos Campos (SP), fazendo o mesmo caminho. Na verdade, me disseram que existe um outro jeito de se chegar a Natividade da Serra, que é através de Redenção da Serra, mas este caminho eu ainda não percorri. Fica para a próxima vez.

Dicas sobre o que visitar em Natividade da Serra: o mirante, um local à beira da represa chamado de "Prainha", Cachoeira da Vaca, Cachoeira da Mata, prática de rappel em cachoeiras e ainda trilhas que podem ser feitas a pé, de bicicleta, de moto e com veículos 4X4. A cidade é pequena, pacata e seu povo é muito cordial.

Como fazer para chegar em Natividade da Serra:

1-) Saindo de São José dos Campos (SP), siga pela Rodovia dos Tamoios até a altura do quilômetro 67, onde você encontrará uma entrada à esquerda e uma placa de indicação.

2-) Siga nesta estrada asfaltada por 3 quilômetros, até encontrar uma entrada à direita (veja a placa de indicação).

3-) A partir daí, em uma estrada de terra, siga 39 quilômetros. No caminho você passará pelos bairros Pouso Alto e Pouso Altinho, até chegar na rampa da balsa.

4-) Balsa vem de hora em hora, a cada hora inteira (por exemplo 09:00, 10:00, etc), e demora cerca de 10 minutos para ir até o outro lado. Não paguei nada pela balsa.

5-) Saindo da balsa, é só seguir em frente que em menos de 5 minutos você chega no centro da cidade.

O tempo de viagem é de aproximadamente 02:45 horas. Recomendo não levar garupa, se você optar por fazer este caminho. A distância entre São José dos Campos e Natividade da Serra é de 113 quilômetros.

( Texto e fotos ; Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

terça-feira, 10 de agosto de 2010

VAMOS PASSEAR DE MOTO ?


Hoje recebi uma mensagem de uma pessoa, falando sobre fazer passeios de moto. Infelizmente, a mensagem estava cortada e não pude pegar as informações de contato dela.

Então, estou fazendo o seguinte... Se alguém quiser fazer passeios de moto e quiser companhia, basta entrar em contato comigo pelo e-mail planetamergulho@hotmail.com.

Como estou sempre andando por aí, boas oportunidades não faltarão para visitar lugares legais.

Para fazer os passeios, saio de São José dos Campos (SP).

domingo, 25 de julho de 2010

PASSEIO DE MOTO ATÉ A SERRA DA MANTIQUEIRA (25 JUL 2010)


Sábado à noite meus amigos Raul e Paula me convidaram para fazer um passeio de moto no domingo de manhã até o Rancho Aventura, que fica na cidade de Gonçalves (MG).

Saímos de São José dos Campos (SP) por volta das 09:00 horas e chegamos lá no Rancho Aventura por volta das 11:00 horas. No caminho paramos em uma daquelas barracas que tem na estrada que vai de Santo Antonio do Pinhal (SP) até Sapucaí Mirim (MG) para comermos alguma coisa.

No Rancho Aventura fomos recebidos por uma pessoa que nos mostrou o que eles oferecem por lá: passeios com duração de 1, 2 e 3 horas em quadriciclo, "bóiacross", "acqua ride", "trilha aérea", tirolesa, tiro ao alvo com pistola/carabina de ar comprimido, arco e flecha ou besta, paintball e cama elástica.

O local é muito bem organizado e cuidado. Os preços estão compatíveis com as atividades.

Ficamos lá durante algum tempo conhecendo o lugar, e combinamos em voltar outro dia com mais tempo para aproveitarmos as atividades que eles têm.

Em seguida fomos para São Bento do Sapucaí (SP), para almoçar no restaurante que fica localizado no "pé" da Pedra do Baú. Infelizmente estava muito lotado e acabamos almoçando no restaurante ROÇA, que fica no centro da cidade. A comida é boa e seu preço, obedece a média dos outros restaurantes da região.

Terminado o almoço, retornamos para São José dos Campos.

( Texto e foto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

quinta-feira, 15 de julho de 2010

AGRADECIMENTO


Quero agradecer a Fátima Noronha, que publicou em seu blog "Jornal À Janela" ( http://ajaneladobraz.blogspot.com ), o meu "post" e as fotos da viagem que fiz a Brazópolis (MG).

Fátima, obrigado pela gentileza. Achei super legal o seu blog.

Um abraço,

Wilson Luiz Negrini de Carvalho

sábado, 3 de julho de 2010

PASSEIO DE MOTO A PIRANGUINHO / MG (03 JUL 2010)






Terminado meu passeio em Brazópolis (MG), ia retornar para São José dos Campos (SP), mas vi na estrada uma placa indicando outra cidade próxima, Piranguinho (MG) a 16 quilômetros de distância. Como era perto, resolvi dar uma passada lá. A viagem demorou cerca de 20 minutos.

A história de Piranguinho começa no final do século XIX, cujas terras da região, na época, pertenciam à Dona Leocádia de Lourenço. A Rede Mineira de Viação, decidiu construir uma estrada de ferro que ligava Itajubá a Santa Rita do Saucaí e dos barracões construídos em volta da estrada de ferro, começou a surgir um povoado. Em 1911, o arraial transformou-se em distrito subordinado à Vila Braz (Brazópolis) e em 1962 transformou-se em município.

A palavra Piranguinho significa "peixe pequeno" em tupi-guarani. A cidade é conhecida como a capital nacional do "pé-de-moleque". No mês de Junho junto com a festa junina tem a festa do "pé-de-moleque".

A cidade tem pouco mais de 7 mil habitantes e sua principal fonte de renda vem da agropecuária.

Chegando na cidade notei uma quantidade razoável de barracas de "pé-de-moleque". Os nomes das barracas são associados com cores: barraca vermelha de "pé-de-moleque", barraca amarela, e por aí vão as cores do arco-íris inteiro. Cada uma diz que vende o verdadeiro e original "pé-de-moleque". De quem devo comprar?

Enfim, o centro da cidade é bem pequeno. Fui até a Igreja Matriz de Santa Isabel (construção de 1945), na principal praça da cidade. Tive a impressão de que ainda estava tendo festa na cidade, pois a praça estava toda enfeitada com bandeirinhas e tudo mais. Entrei na igreja para conhecê-la, e embora seja bem simples, o interior é de muito bom gosto.

Andei um pouco pela cidade, mas não vi muita coisa de interessante, embora seja legal e bem sossegada. As principais atrações são a Igreja Matriz e seu entorno, uma ponte ferroviária construída no fim do século XIX, a estação de trem que é centenária, e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (construída em 1875), também conhecida como "Capela do Capote".

Já estava na hora de voltar para São José dos Campos (SP). No caminho, parei na Toca do Mineiro, em Sapucaí-Mirim (MG) para comer um dos deliciosos sanduíches que eles servem lá. Pilotando à noite na estrada escura, as estrelas no céu completamente limpo, faziam um espetáculo à parte. Simplesmente magnífico!

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

PASSEIO DE MOTO A BRAZÓPOLIS / MG (03 JUL 2010)






Saí depois do almoço para dar uma volta de moto.

Estava frio e eu estava quase voltando para casa, mas não sei por quê, resolvi continuar.

Em meus passeios pelo Sul de Minas Gerais, estou indo cada vez mais longe e os passeios, obviamente, estão sendo mais demorados e cansativos.

Hoje resolvi conhecer Brazópolis (MG).

Em 1803, começou a se formar na região, um núcleo de habitantes chamado Bom Sucesso. Em 1812 começa a ser construída a Capela da Laje e em 1838 é construída a Capela de Sant'Ana. Algum tempo depois torna-se a freguesia de São Caetano da Vargem Grande. Em 1901 torna-se município chamado de Vila de São Caetano da Vargem Grande e em 1909, passa a se chamar Vila Braz, em homenagem a um famoso cidadão local chamado Francisco Braz Pereira Gomes. Um de seus descendentes foi Wenceslau Braz, presidente da república de 1914 a 1918. Em 1923, torna-se a cidade de Brazópolis.

Atualmente, Brazópolis tem cerca de 15 mil habitantes. A agropecuária é a principal atividade econômica.

Cidade típica do interior, Brazópolis é bem tranqüila, pacata. Se você está querendo fugir do "stress" do dia-a-dia, Brazópolis é um bom local para se passar alguns dias.

Cheguei na cidade por volta de 14:30 horas e apesar do sol estar forte, fazia um pouco de frio. Fui direto para a praça onde fica a Igreja Matriz de São Caetano (construção inicial em 1847 e reforma em 1928). Entrei, fiquei alguns instantes por lá, tirei algumas fotos (a igreja tem lindos vitrais) e depois fui dar umas voltas pela cidade para ver o que tinha. Dei uma passada em outra igreja, Nossa Senhora de Aparecida, mas estava fechada. Tive a oportunidade de conhecer um morador local que contou alguns fatos interessantes da história da cidade.

Na minha percepção, os pontos turísticos de maior interesse em Brazópolis são a Igreja Matriz de São Caetano, a Academia Brazopolense de Letras e História (chamado de "Castelinho", que é também um museu), a Pedra da Cruz para os que gostam de escalada e o Pico dos Dias, com pouco mais de 1800 metros de altura, onde encontra-se um observatório do laboratório nacional de astrofísica. Tem um local onde o pessoal salta de asa delta mas eu não cheguei a ir até lá. Fica para uma próxima vez. A paisagem da região é magnífica.

Não posso deixar de destacar algo que achei no mínimo engraçado, o nome de uma sorveteria, UAICE CREAM com o "slogan" É DE MINAS UAI. Inteligente e criativo.

A distância entre São José dos Campos e Brazópolis é de cerca de 119 quilômetros, e a viagem demora aproximadamente 2 horas e 10 minutos, dependendo de como estiver o trânsito na estrada.

Como fazer para chegar em Brazópolis:

1-) Saindo de São José dos Campos, pegar estrada SP-50 que vai até Monteiro Lobato (SP).

2-) Chegando em Monteiro Lobato, pegar a estrada que vai em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP).

3-) Nas proximidades do KM 148, um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal, existe uma rotatória. Pegue a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí-Mirim (MG), São Bento do Sapucaí (SP). Na divisa de estado, esta estrada passa a ser a MG-173 (a estrada MG-173, até chegar em Paraisópolis, está em excelentes condições).

4-) Siga pela MG-173 até a cidade de Paraisópolis (MG), onde em sua entrada existe uma rotatória. Siga em frente, sem entrar na cidade. A partir desta rotatória, a estrada passa a se chamar MG-295. A próxima cidade é Brazópolis.

As condições das estradas MG-173 e MG-295 estão bem razoáveis.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 6 de junho de 2010

PASSEIO DE MOTO A CONSOLAÇÃO / MG (06 JUN 2010)





Retornando de minha viagem a Conceição dos Ouros (MG) pela estrada MG-173, notei à minha direita uma placa indicando a entrada para uma estrada que vai dar na cidade de Consolação (MG).

Como eram apenas 20 quilômetros de distância, resolvi ir até lá para dar uma olhada na cidade.

A cidade de Consolação começou a ser formada em 1750, com doações de terras de um fazendeiro da região. Com o passar dos anos, outros proprietários também doaram parte de suas terras. Começou com a construção de uma capela. Em 1832, fiéis da região pediram a elevação da capela para Curato de Nossa Senhora da Consolação de Capivari. Em 1962, tornou-se cidade.

Consolação tem uma população de cerca de 1700 pessoas. Sua principal atividade econômica é a agropecuária.

Pela quantidade habitantes, não preciso fazer muitos comentários sobre o tamanho da cidade. Acho legal chegar em cidades assim e ver várias pessoas sentadas na praça conversando, sem maiores preocupações. Na praça que fica logo na entrada da cidade, tem um coreto e é possível ver, vez ou outra, um cavalo amarrado nas árvores, perto dos carros. Com certeza um ambiente gostoso de interior.

Como fiquei muito pouco tempo lá, os principais atrativos que pude identificar são cachoeiras, casarões antigos, trilhas em serras e festas que ocorrem durante o ano em homenagem a diversos santos.

A cidade faz parte do "Caminho da Fé", que vai de Aparecida (SP) a Tambaú (SP), passando pelo sul de Minas Gerais.

A estrada que leva a Consolação está em condições razoáveis, contudo, é muito freqüente encontrar cachorros e bezerros parados no meio da pista. Fique atento a este detalhe. A paisagem que cerca a estrada é muito bonita, e vez por outra, aparecem construções de tijolos que parecem ser bem antigas. Só pela paisagem já vale o passeio.

Terminado minha curta viagem a Consolação, peguei de volta a estrada MG-173, rumo a São José dos Campos (SP).

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo: