domingo, 31 de julho de 2011

COMO FAZER UM SUPORTE DE CAMERA PARA MOTO




Há algum tempo atrás encontrei na Internet um monte de fotos que mostrava como fazer um suporte para câmera fotográfica ou filmadora, para usar em motocicletas.

Este fim de semana resolvi comprar as coisas para fazê-lo.

Disponibilizo aqui o link para uma apresentação, mostrando cada uma das etapas de sua elaboração.

Depois de montado, saí para dar uma volta de moto para ver como ficou. Como a suspensão de minha moto é um pouco dura, as irregularidades do asfalto ficam bem evidentes na filmagem.

O link para assitir ao vídeo é:

http://www.youtube.com/watch?v=knO5pwsZXJ8

( Texto, vídeo e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 26 de junho de 2011

PASSEIO DE MOTO ATÉ A REPRESA DO JAGUARI - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP (26 JUN 2011)





Depois de passar várias semanas com gripe, finalmente melhorei e dei uma "escapada" para fazer um passeio de moto.

Não queria ir muito longe, portanto, resolvi dar uma passada em uma região de represa do Jaguari aqui em São José dos Campos (SP), onde costumava andar de caiaque há mais de 10 anos.

Antigamente não havia nenhuma casa no local. Hoje está cheio delas. Não existe mais acesso para se chegar até a água.

Mesmo assim, é um lugar legal para se visitar, com uma bonita vista para se apreciar, onde o cheiro da comida feita no fogão a lenha desperta aquela sensação de estar em uma fazenda, e principalmente, uma das suas principais características ainda é mantida: o sossego. Mesmo tendo muitas residências, o local é bem sossegado.

Existem outras regiões da mesma represa na cidade de Jacareí (SP), onde você consegue ter acesso à água. Aliás, um dos lugares é bastante popular nos finais de semana. No verão, estes pontos ficam lotados.

Fiquei na represa algum tempo apreciando a paisagem, tirando algumas fotos, e depois retornei para casa.

O caminho para se chegar neste ponto da represa não é muito fácil de se ensinar, e na verdade, acabei não marcando as distâncias entre os pontos de referência, portanto, a dica da localização ficará para uma próxima vez.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

sábado, 28 de maio de 2011

MÊS DE MAIO DE 2011

Infelizmente neste mês não foi possível fazer nenhum passeio de moto até agora. Uma gripe me atrapalhou bastante, mas não tem problema.

Para o mês de Junho/2011 provavelmente farei um passeio de moto exclusivo com os colegas da Aliança Francesa de São José dos Campos (oui, ici on parle français aussi), depois deve ter passeio de moto com o fim de semana inteiro em Ubatuba (SP) e quem sabe até Paraty (RJ).

Vamos aguardar para ver o que vai acontecer.

Bom fim de semana!

sábado, 30 de abril de 2011

PASSEIO DE MOTO A UBATUBA / SP (30 ABR 2011)






Neste mês de abril eu pensei que não seria possível fazer nenhum passeio de moto. Durante algumas semanas estive com gripe, em outra tive que trabalhar no fim de semana.

Desde Setembro/2009 estava fazendo um curso aos sábados. Praticamente, só tinha folga quando era feriado ou no período de festas de fim de ano. Hoje foi o último dia do curso e ao chegar em casa, após o horário do almoço, decidi de última hora que iria fazer um passeio de moto, mas para onde?

Como tinha um assunto para resolver em Ubatuba (SP), foi para lá que eu fui.

A viagem foi bem rápida e tranqüila, pois a estrada estava praticamente vazia.

Ao chegar lá, passei o resto da tarde em algumas praias para ver como estavam, e tirar algumas fotos.

No fim do dia, resolvi ir até uma peixaria para comprar um camarão para fazer com macarrão, "puxado" na cebola, alho e um tempero baiano, que modéstia à parte, fica uma delícia.

Passei a noite na região onde estão localizadas as praias da Maranduba e Sapê.

Levantei cedo e fiquei nas praias perto de casa. Voltei para São José dos Campos (SP) antes do almoço, pois não queria correr o risco de pegar estrada cheia a volta.

Este ano estou programando voltar a Ubatuba de moto para fazer outros passeios. Existem praias e cachoeiras muito legais, onde o meio mais adequado para se chegar lá é de moto.

Se quiser ver mais fotos de Ubatuba, visite meu álbum no site http://viajamos.com.br/photo/albums/ubatuba-brasil

Tem também um vídeo amador que fiz das praias onde costumo ficar http://www.youtube.com/watch?v=fEozvrv6crE
( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

domingo, 27 de março de 2011

PASSEIO DE MOTO ATÉ A CACHOEIRA GRANDE EM LAGOINHA / SP (27 MAR 2011)




Hoje de manhã, eu e o Flavio, um colega motociclista que conheci através deste blog, fomos para a Cachoeira Grande, em Lagoinha (SP).

Saímos de São José dos Campos (SP) por volta das 09:15 da manhã e chegamos na cachoeira por volta das 10:40, percorrendo uma distância de cerca de 105 quilômetros.

O sol estava forte, o céu estava com algumas nuvens e fazia calor.

O volume de água da cachoeira era grande, afinal nesta época do ano ainda temos uma certa quantidade de chuva por aqui.

Embora estivesse bem fria, como em toda cachoeira, a água estava boa. A força do vento e da correnteza que se formavam no exato local onde a água caía, tornava praticamente impossível de se andar dentro da água, até lá.

Algumas pessoas faziam rappel, ao lado da queda d'água, enquanto outras, apreciavam a vista lá de cima, praticando tirolesa através de um cabo que cruzava a cachoeira de um lado ao outro. Os mais "comportados" iam sentados normalmente, e os mais exibidos, iam de cabeça para baixo, por vezes gritando.

A cachoeira possui uma bar/restaurante que oferece salgadinhos, sanduíches, bebidas e porções (os preços praticados são bem aceitáveis). Se você quiser, pode pegar mesa, cadeiras e guarda-sol no bar para colocar próximo da cachoeira.

Tem também uma empresa, que oferece os serviços de rappel e tirolesa.

O local é de estilo rústico, mas é limpo e bem cuidado. Achei muito legal.

Ficamos até a hora do almoço na cachoeira e depois fomos ao restaurante comer alguma coisa. Optamos por comer sanduíche e para nossa surpresa, o mesmo vem em dois pães, ao invés de um pão só, como vemos em qualquer lugar por aí. É um grande sanduíche.

Terminada a refeição, ficamos mais algum tempo conversando e iniciamos a viagem de volta. Pegamos um pouco de chuva entre Lagoinha e Taubaté (SP), e novamente, entre Caçapava e São José dos Campos.

Chegamos a São José dos Campos no meio da tarde.

Como fazer para ir até a Cachoeira Grande:

1-) Saindo de São José dos Campos, tome a rodovia Presidente Dutra em direção a Taubaté.

2-) Entre pelo principal acesso a Taubaté e logo na rotatória, entre na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), seguindo em direção a Ubatuba (SP).

3-) Na altura do Km 38 existe uma rotatória e um acesso à esquerda para a cidade de Lagoinha. No dia de hoje, quando escrevo este texto, a estrada para Lagoinha não está em boas condições de rodagem, com asfalto bem gasto e muitos buracos pelo caminho.

4-) Pegue esta estrada, seguindo-a por cerca de 18 quilômetros, e assim que passar por uma ponte de madeira, verá uma entrada para uma estrada de terra à direita. Entre nela.

5-) Siga por mais 1200 metros e chegará na Cachoeira Grande.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 13 de março de 2011

AGENDA : PASSEIO A CACHOEIRA GRANDE EM LAGOINHA (SP)

Tenho recebido mensagens de e-mail de algumas pessoas que me pedem para avisar quando farei novos passeios, pois elas gostariam de ir também.

Me comunico com elas por e-mail, mas decidi fazer algo um pouco diferente. Vou colocar aqui no blog também, a agenda de passeios.

Programei um passeio para a Cachoeira Grande, na cidade de Lagoinha, no domingo, dia 27/03/2011. Fiz um passeio para lá em Janeiro de 2010 e você pode encontrar mais detalhes do local na postagem em meu blog http://motoamizade.blogspot.com/2010/01/lagoinha-sp-11-jan-2010.html.

Não sei se para entrar na cachoeira é necessário pagar um ingresso, portanto é bom estar prevenido.

No dia 27/03/2011 estarei no estacionamento do Parque Santos Dumont (Av Ademar de Barros), aqui em São José dos Campos, as 09:00 horas da manhã. Sairei para a viagem às 09:15 horas. A previsão de retorno é logo após o almoço, para evitar o trânsito do pessoal que estará voltando de Ubatuba (SP) pela Rodovia Oswaldo Cruz.

Sei que nem sempre dá para conciliar agenda de fim de semana e também, que não é fácil acordar cedo no domingo, mas para quem quiser ir, basta me encontrar no estacionamento indicado acima, com a moto devidamente abastecida (pneus calibrados, documentação em dia, etc).

IMPORTANTE: Se estiver chovendo ou nublado com possibilidade de chuva, o passeio está automaticamente cancelado.

Para o restante do ano, estou estudando a possibilidade de fazer outros passeios:
  • Atibaia (SP) visitando a Pedra Grande - Ida e volta no mesmo dia, previsão entre Abril e Agosto
  • Santo Antonio do Pinhal (SP) - Ida e volta no mesmo dia, previsão entre Abril e Outubro
  • São Bento do Sapucaí (SP) - Ida e volta no mesmo dia, previsão entre Abril e Outubro
  • Cachoeiras em Gonçalves (MG) - Ida e volta no mesmo dia, previsão entre Abril e Outubro
  • Cachoeira dos Pretos em Joanópolis (SP) - Ida e volta no mesmo dia, previsão entre Abril e Outubro
  • Monte Verde (MG) via São Francisco Xavier (SP) - Ida e volta no mesmo dia, previsão entre Agosto e Outubro
  • Guararema (SP) - Ida e volta no mesmo dia, previsão entre Abril e Outubro
  • Itajubá (MG) - Em avaliação
  • Pouso Alegre (MG) - Em avaliação
  • Santa Rita do Sapucaí (MG) - Em avaliação
  • Fim de semana em Ubatuba (SP) - Previsão entre Maio e Setembro, envolve hospedagem
  • Caxambu (MG) - Em avaliação, envolve hospedagem
  • Baependi (MG) - Em avaliação, envolve hospedagem
  • Poços de Caldas (MG) - Em avaliação, envolve hospedagem
  • Parque Estadual do Ibitipoca (MG) - Em avaliação, envolve hospedagem
  • Cachoeiras em Ubatuba (SP) - Previsão entre Maio e Setembro, envolve hospedagem
  • Fim de semana em Socorro (SP) com rafting - Em avaliação, envolve hospedagem, depende de formação de turma
  • Fim de semana em São Luiz do Paraitinga (SP) com rafting - Em avaliação, envolve hospedagem, depende de formação de turma
  • Fim de semana na praia (Litoral Norte de São Paulo) indo pela estrada de terra da Petrobras, em Salesópolis (SP), pelo meio da Mata Atlântica - Em avaliação, envolve hospedagem
Aos amigos e leitores do blog, se quiserem me mandar sugestões de passeios por e-mail, serão bem-vindas.

Saudações "estradeiras",

Wilson Luiz Negrini de Carvalho

domingo, 27 de fevereiro de 2011

PASSEIO DE MOTO ATÉ A CACHOEIRA EM CONCEIÇÃO DOS OUROS / MG (27 FEV 2011)






Saí de Cachoeira de Minas (MG) em direção a Conceição do Ouros (MG).

Consegui encontrar a estrada de terra da qual o morador de Cachoeira de Minas havia me falado e segui em frente.

Pelo caminho, encontrei um morador da região caminhando pela estrada e perguntei à ele sobre a tal cachoeira. Ele confirmou que eu estava no caminho certo e deu indicações adicionais.

Chegando lá me deparei com uma cachoeira de tamanho bem razoável, formada por algumas quedas d'água. Para entrar na Cachoeira você paga R$ 2,00 (na data de hoje).

O nome do lugar... Kascata de Ouro (Com "K" mesmo).

Nos últimos três meses, tenho visitado várias cachoeiras na região da Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais, e a que eu mais gostei foi esta.

No local você vai encontrar um barzinho onde poderá comprar comida e bebida. Existem também banheiros e na minha percepção, a infra-estrutura me pareceu ser adequada.

Na parte de baixo, existe uma piscina formada pelas águas da cachoeira. Se você quiser subir até o topo, existem guias de metal e cabos, bem seguros.

Mesmo estando de mochila nas costas, capacete na mão e calçando bota, resolvi subir a cachoeira.

Minha bota não ajudou muito quando estava quase chegando ao topo, pois estava muito escorregadio. De qualquer forma, quase cheguei lá, e pude tirar boas fotos. No meio da subida, outra piscina é formada com a água da cachoeira.

Com o sol de meio-dia na cabeça, carregando todas as minhas coisas e com a cabeça completamente molhada de suor, encerrei minha subida na cachoeira.

Gostei muito do lugar. O que mais me chamou a atenção foi a limpeza, por todos os lugares (inclusive na cachoeira). Não havia muita gente e me pareceu ser ideal para se passar um dia com família ou amigos.

Vou voltar lá em breve.

Como fazer para chegar na "Kascata de Ouro":

1-) Saindo de Conceição do Ouros, logo após o portal, você irá pela estrada de asfalto (MG-173), descer um morro e subir outro (distância aproximada de 2 quilômetros).

2-) Você avistará à direita uma entrada para uma estrada de terra. Logo na cerca você verá uma placa onde está escrito "Kascata".

3-) Entre nesta estrada e siga por 4,5 quilômetros. Você passará por uma ponte de madeira no meio do caminho. Ao final dos 4,5 quilômetros você verá uma entrada à direita.

4-) Pegue esta entrada e siga sempre em frente por mais 1,4 quilômetro. No meio do caminho você passará por outra ponte de madeira e verá também uma placa de indicação escrita "Kascata de Ouro".

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

PASSEIO DE MOTO A CACHOEIRA DE MINAS / MG (27 FEV 2011)






Ontem à noite, olhei para o céu e vi que estava completamente limpo. Aparentemente, o domingo seria de sol (pelo menos em São José dos Campos), ao contrário do que a previsão do tempo indicava.

Resolvi arriscar a fazer uma viagem até a cidade de Cachoeira de Minas (MG). Embora estivesse muito em cima da hora, tentei sem sucesso, avisar alguns colegas sobre o passeio.

Saí no domingo de manhã em direção a Cachoeira de Minas. A estrada estava praticamente vazia e a viagem foi muito tranqüila.

A região de Cachoeira de Minas começou a ser ocupada em 1853, quando foi doado um terreno para a construção de uma capela, que foi inaugurada em 1854. Na época o povoado que se formou ao redor da capela se chamava São João Batista das Cachoeiras, um nome formado pela mistura do nome santo padroeiro da capela e por causa das quedas d'água do rio Sapucaí-Mirim que passa ao lado da cidade.

Um decreto de 1865 transforma o povoado em Distrito de São João Batista das Cachoeiras. Em 1924 transforma-se no município de Cachoeiras, que em 1943 muda de nome para Catadupas, e finalmente, em 1948, recebe a denominação de Cachoeira de Minas. A principal atividade econômica é a agropecuária, mas a cidade ainda tem a produção de polvilho e artesanato.

Chegando lá, fui até a praça principal da cidade e tirei algumas fotos do lugar. A cidade é bem pequena.

Como sempre, converso com algum morador local e perguntei se havia na região alguma cachoeira que eu pudesse visitar. Embora o nome da cidade fosse Cachoeira de Minas, o morador disse que não conhecia nenhuma cachoeira por lá.

Na verdade, eu já havia visto pela Internet uma referência a uma cachoeira chamada Cachoeira da Usina, localizada em um distrito chamado Itaim, contudo, segundo o que li, para chegar na cachoeira você deve entrar na mata, e eu não estava a fim de fazer isto, pelo menos, hoje não.

O morador me disse que conhecia uma cachoeira na cidade de Conceição dos Ouros (MG) e me deu as indicações para chegar lá. Pedi mais dicas do que podia ser feito na cidade e fiquei sabendo que o Carnaval em Cachoeira de Minas é bem familiar e procurado. Além disso, a cidade promove uma festa junina que tem a maior fogueira de todo o Brasil, chamada "A Fogueira de São Pedro".

Como Conceição do Ouros estaria obrigatoriamente no meu caminho de retorno, fui procurar a tal cachoeira que ele me falou.

Como fazer para chegar em Conceição dos Ouros e de lá, chegar em Cachoeira de Minas:

1-) Saindo de São José dos Campos (SP), pegar estrada SP-50 que vai até Monteiro Lobato (SP).

2-) Chegando em Monteiro Lobato, pegar a estrada que vai em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP).

3-) Um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal, existe uma rotatória. Pegue a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí-Mirim (MG), São Bento do Sapucaí (SP). Na divisa de estado, esta estrada passa a ser a MG-173 (a estrada MG-173, até chegar em Paraisópolis, está em excelentes condições).

4-) Siga pela MG-173 até a cidade de Paraisópolis (MG), onde em sua entrada existe uma rotatória. Siga em frente, sem entrar na cidade. A partir desta rotatória, a estrada passa a se chamar MG-295.

5-) Depois da rotatória de Paraisópolis, você vai andar cerca de 900 metros e verá na altura do quilômetro 40 da MG-295, uma fábrica da Delphi Automotive.

6-) Na fábrica, saia da estrada, virando à esquerda, pegando uma rua de paralelepípedo onde você seguirá por aproximadamente 900 metros. No fim da rua existe um cruzamento onde você verá o Hotel Serras de Minas, o restaurante Estância Mineira e um posto de gasolina.

7-) Neste cruzamento vire à direita. Existem várias placas de indicação pelo caminho. Você estará novamente na estrada MG-173, no trecho que liga Paraisópolis a Conceição dos Ouros (MG). Este trecho de estrada está em condições aceitáveis.

8-) Siga por esta estrada por 19 quilômetros. Entrando em Conceição dos Ouros, siga sempre em frente que você chegará em uma avenida de paralelepípedos, com palmeiras no meio da mesma. No final da avenida você encontrará uma praça e a principal igreja da cidade.

9-) No fim da praça, à direita tem outra avenida de paralelepípedos, com placa indicando a cidade de Cachoeira de Minas. Siga por mais 8 quilômetros e chegará lá.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo: