domingo, 24 de março de 2013

PASSEIO DE MOTO A REDENÇÃO DA SERRA / SP (24 MAR 2013)

Hoje de manhã fiz um passeio até Redenção da Serra (SP).


Redenção da Serra surgiu no início do século XIX, quando por ordem do governador da Província de São Paulo, o capitão-mor Francisco Ferraz de Araújo, sua esposa e um grupo de escravos.


Eles se instalaram uma fazenda próximo ao Rio Paraitinga. Durante a abertura de trilhas nas proximidades de lá, um dos escravos morreu, e o capitão-mor mandou colocar uma cruz de madeira naquele lugar.


Com o passar do tempo, pessoas que iam chegando e pedindo terras para cultivo ao capitão-mor, ele as dava no local onde estava a cruz de madeira. Pessoas começaram a se estabelecer ali, e logo foi construída uma capela. Começou então a surgir um povoado que era chamado de Paiolinho. Algum tempo depois, começaram a construir a Igreja Matriz da cidade, cuja construção terminou em 1902.
 

Um fato de destaque na cidade, é a mesma ter sido a primeira a libertar seus escravos no território paulista através da publicação da Carta da Ponte Alta (10 de Fevereiro de 1888), antes mesmo da assinatura da Lei Áurea.

A grande expansão da cultura de café na região alavancou a economia do povoado, que foi elevado a Distrito de Paz em 1860, e depois a município, em 08 de maio de 1877. Em 21 de Maio de 1934 perdeu a condição de município, tornando-se distrito, mas em 05 de Julho de 1935, voltou a ser município.

Em 30 de Novembro de 1944, através do Decreto-Lei 14334, a cidade passou a se chamar Redenção da Serra, uma homenagem ao fato histórico sobre a libertação dos escravos, mencionado acima.

Na década de 1970, resolveram construir uma usina hidrelétrica na cidade de Paraibuna, o que acabou alagando as cidades de Redenção da Serra e Natividade da Serra, fazendo com que as mesmas tivessem que ser reconstruídas em outro local. Em 24 de agosto de 1974, iniciou-se a reconstrução de Redenção da Serra em uma colina próxima. Da antiga cidade, resta a igreja matriz e um casarão.



Hoje, a economia de Redenção da Serra está voltada para a agropecuária e um pouco também do turismo. A cidade é considera a capital nacional da pesca esportiva. Redenção da Serra faz parte do roteiro turístico chamado Rota da Liberdade/Rota da Abolição (Tremembé, São Luiz do Paraitinga e Redenção da Serra).

Saí de São José dos Campos (SP) e segui pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em direção a Taubaté (SP) por cerca de 40 quilômetros. Em sua entrada principal, peguei o acesso para a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) e segui nela por cerca de 21 quilômetros. Em uma rotatória, entrei a direita, pegando a rodovia Major Gabriel Ortiz Monteiro (SP-121), seguindo por mais 15 quilômetros aproximadamente.

A viagem durou cerca de 75 minutos em uma média de velocidade entre 60 e 90 quilômetros por hora, dependendo do limite de velocidade da estrada em que trafegava.

Passei primeiro pela cidade atual, parei na nova Igreja Matriz, Igreja de Santa Cruz, tirei algumas fotos do local.


Depois fui até a antiga Igreja Matriz, que é muito interessante.

Parei um tempo para descansar, depois fui tentar achar um lugar de onde pudesse tirar uma foto da cidade. Em seguida, iniciei minha viagem de volta.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )


Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

domingo, 3 de março de 2013

PASSEIO DE MOTO A SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SP (03 MAR 2013)

Hoje de manhã fui até São Luiz do Paraitinga (SP).


A última vez que estive lá foi em Janeiro de 2009, quando a cidade ainda não tinha passado pela enchente do rio, que causou o desabamento de muitas construções centenárias, inclusive a igreja matriz da cidade.

Vamos conhecer um pouco sobre a história de São Luiz do Paraitinga...

No final do século XVIII, o Capitão Vieira da Cunha e João Sobrinho de Moraes demonstraram interesse em povoar a região dos "sertões da Paraitinga" e por isso, receberam do Capitão de Taubaté, Felipe Carneiro de Alcaçouva e Souza algumas sesmarias da Vila de Guaratinguetá.

Um tempo depois, pediram ao Governador, capitão-general D. Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, autorização para fundar em uma região localizada entre Taubaté e Ubatuba, junto ao Rio Paraitinga, um novo povoado. Em 2 de Maio de 1769 a autorização foi dada.

O novo povoado recebeu o nome de São Luís e Santo Antonio do Paraitinga. A padroeira do povoado seria Nossa Senhora dos Prazeres. Em 8 de maio de 1769 o sargento mor Manoel Antonio de Carvalho foi nomeado fundador e governador do local.

Em 1773 o povoado foi elevado à condição de vila e em 30 de Abril de 1857 tornou-se cidade. Em junho de 1873 passou a se chamar Imperial Cidade de São Luís do Paraitinga.

São Luiz do Paraitinga, em seu início tinha como principal atividade econômica a agricultura e também era conhecida como entreposto de tropeiros.


Até os dias de hoje, São Luiz do Paraitinga mantém suas atividades econômicas centradas na agricultura e na pecuária. Além disso, é considerada uma estância turística do estado de São Paulo. É famosa por suas manifestações folclóricas e principalmente seu Carnaval, que é um dos mais famosos e concorridos da região do Vale do Paraíba. Tem também a conhecida Festa do Divino Espírito Santo. A cidade possui construções centenárias e oferece ainda ao visitante a possibilidade de realizar atividades de lazer, tais como: rafting, rappel, trekking, arborismo e outros.


Saí de São José dos Campos de manhã cedo. Peguei a Rodovia Presidente Dutra em direção a Taubaté (SP). Na entrada principal de Taubaté, peguei um acesso para a Rodovia Oswaldo Cruz, em direção a Ubatuba (SP). O percurso total durou cerca de 70 minutos e a distância total percorrida foi de aproximadamente 82 quilômetros (40 quilômetros de São José dos Campos à Taubaté, e 42 quilômetros de Taubaté a São Luiz do Paraitinga).


A cidade ainda se recupera da enchente ocorrida no passado, e vários prédios estão sendo restaurados, assim como a igreja matriz está sendo reconstruída.


Andei pelas ruas principais do centro histórico para ver como as coisas estavam e tirei algumas fotos.


Estava particularmente interessado na situação da igreja matriz que havia desabado durante a enchente, e pude constatar que o estrago foi enorme. Não sobrou praticamente nada. Felizmente, a igreja está sendo reconstruída. Vi que parte do material da antiga construção está sendo reutilizado.

Retornei para casa no final da manhã.

Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

sábado, 2 de março de 2013

TRICUSTOM 2013

Embora minha moto não seja do tipo "custom" e eu não tenha um triciclo, quero ajudar a divulgar o evento TRICUSTOM 2013, encontro de triciclos e motos "custom".


O TRICUSTOM 2013 está programado para ocorrer em Serra Negra (SP) de 02 a 05/05/2013.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

PASSEIO DE MOTO A SANTO ANTONIO DO PINHAL / SP (24 FEV 2013)

Hoje de manhã resolvi fazer um passeio de moto até Santo Antonio do Pinhal (SP).








Saí por volta das 10:00 horas, o que para mim é um pouco tarde, mas tinha acabado de chegar de outra viagem, de carro, a Ubatuba (SP).

Fui até a cafeteria Bolinho de Bacalhau E Cia, que fica na Estação Eugênio Lefèvre, em Santo Antonio do Pinhal.


Eles servem bolinhos de bacalhau fritos na hora, que são deliciosos. Lá você poderá degustar também um suco de uva branco, muito gostoso também.


Depois de comer os bolinhos e tomar o suco, fui até o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora para tirar umas fotos e voltei para casa.

Santo Antonio do Pinhal tem restaurantes que parecem ser bem legais. No caminho de volta dei uma passada rápida, sem descer da moto, no restaurante Arco-Íris, e ali está um lugar que irei conhecer qualquer hora destas.

Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

domingo, 20 de janeiro de 2013

PASSEIO DE MOTO A SÃO FRANCISCO XAVIER / SP (20 JAN 2013)

Hoje de manhã saí para dar uma volta de moto até São Francisco Xavier (SP).

( Clique na foto acima para vê-la em seu tamanho original)

Nos últimos 40 dias, as chuvas constantes tem dificultado bastante os passeios aos finais de semana.

Saí de São José dos Campos (SP) e segui pela Rodovia Monteiro Lobato (SP-50) até a cidade de Monteiro Lobato.

De lá, peguei a estrada que leva até São Francisco Xavier (SP). A distância de São José dos Campos até o distrito de São Francisco Xavier é de cerca de 55 quilômetros.


O tempo de viagem não foi possível cronometrar, pois havia trânsito lento em  alguns trechos da rodovia, e também porque parei pelo caminho para filmar e fotografar.

O que mais gosto em São Francisco Xavier é a calma do lugar, se bem que aos domingos, esta calma é quebrada pelos turistas. Existem umas lojinhas de artesanato bem interessantes, e o que mais atrai são os restaurantes que oferecem comida caseira. Excelente!

Encostei a moto e fiquei andando a pé durante algum tempo e depois voltei para casa.

Uma das coisas que gosto de fazer de vez em quando, é pegar a moto, colocar um livro na bolsa, ir para uma destas cidades tranqüilas, sentar em um destes restaurantes ou bares, e passar a tarde lendo. Hoje descobri alguns lugares em São Francisco Xavier, bem adequados para fazer isto.



Qualquer hora destas estarei voltando lá para almoçar e quem sabe, passar uma boa tarde lendo.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

sábado, 5 de janeiro de 2013

PILOTAGEM SEGURA

Quando estou dirigindo meu carro, observo o comportamento de outros motociclistas, ou melhor, motoqueiros, que muitas vezes se colocam e colocam outros em situação de risco desnecessariamente.

Não é preciso ser muito inteligente para perceber quem é que vai levar a "pior" em uma batida entre um carro e uma moto, mas infelizmente, inteligência, prudência e bom senso parece não fazer parte da vida de algumas pessoas.

Independente disto, coloco aqui algumas dicas de segurança para aqueles que estão começando a pilotar motos, e também para os imprudentes com um pouco de "cérebro":

1-) Use sempre capacete, devidamente preso.

2-) Pilote sempre com a viseira abaixada. Usar óculos escuro com a viseira aberta não é suficiente para agüentar o impacto da batida de uma pedra.

3-) Esteja SEMPRE atrás ou na frente de um veículo. Nunca ande no "corredor".

4-) Jamais faça "ziguezague" entre os veículos.

5-) Antes de virar, sinalize, para indicar suas intenções.

6-) Nos cruzamentos, diminua a velocidade e olhe para todos os lados, mesmo que a preferência seja sua.

7-) O farol da moto deve permanecer aceso o tempo inteiro em que estiver em movimento.

8-) Evite se posicionar nos "pontos cegos" do veículo à sua frente.

9-) Nunca avance um semáforo vermelho.

10-) Mantenha uma distância segura do veículo que vai à sua frente.

11-) Jamais beba ou use drogas antes de pilotar.

12-) Jamais pilote sobre calçadas, em passarelas, na contramão ou atravesse canteiros.

13-) Respeite a sinalização de trânsito.

As últimas estatísticas mostram que mais de 50% das mortes que ocorrem no trânsito é de pessoas que estão pilotando uma motocicleta.

Através da pilotagem segura, você mostra que é uma pessoa inteligente, preservando a sua vida e a de outras pessoas. Além disso colabora para apagar a má impressão que alguns idiotas sobre duas rodas deixam.

Texto : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

domingo, 30 de dezembro de 2012

PASSEIO DE MOTO ATÉ O PARQUE DA CIDADE - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP (30 DEZ 2012)

Hoje realizei um passeio aqui em São José dos Campos (SP) mesmo.

Pode parecer estranho, mas eu nunca havia ido até o Parque da Cidade, Roberto Burle Marx.




O parque é muito grande, e não pude conhecê-lo em sua totalidade durante as 3 horas que andei por lá. Pelo que vi, é um lugar super agradável para se passar momentos bem sossegados.




Infelizmente o tempo estava nublado, embora não estivesse chovendo. Por conta disto, as fotografias não ficaram muito boas.



Para quem não o conhece, recomendo o passeio.

Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS !

Deixo aqui meus votos de um Feliz Natal e Próspero 2013 para os irmãos e irmãs de estrada.


Que em 2013 possamos realizar muito mais passeios de motocicleta!

Abraços,

Wilson Luiz Negrini de Carvalho