domingo, 3 de março de 2013

PASSEIO DE MOTO A SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SP (03 MAR 2013)

Hoje de manhã fui até São Luiz do Paraitinga (SP).


A última vez que estive lá foi em Janeiro de 2009, quando a cidade ainda não tinha passado pela enchente do rio, que causou o desabamento de muitas construções centenárias, inclusive a igreja matriz da cidade.

Vamos conhecer um pouco sobre a história de São Luiz do Paraitinga...

No final do século XVIII, o Capitão Vieira da Cunha e João Sobrinho de Moraes demonstraram interesse em povoar a região dos "sertões da Paraitinga" e por isso, receberam do Capitão de Taubaté, Felipe Carneiro de Alcaçouva e Souza algumas sesmarias da Vila de Guaratinguetá.

Um tempo depois, pediram ao Governador, capitão-general D. Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, autorização para fundar em uma região localizada entre Taubaté e Ubatuba, junto ao Rio Paraitinga, um novo povoado. Em 2 de Maio de 1769 a autorização foi dada.

O novo povoado recebeu o nome de São Luís e Santo Antonio do Paraitinga. A padroeira do povoado seria Nossa Senhora dos Prazeres. Em 8 de maio de 1769 o sargento mor Manoel Antonio de Carvalho foi nomeado fundador e governador do local.

Em 1773 o povoado foi elevado à condição de vila e em 30 de Abril de 1857 tornou-se cidade. Em junho de 1873 passou a se chamar Imperial Cidade de São Luís do Paraitinga.

São Luiz do Paraitinga, em seu início tinha como principal atividade econômica a agricultura e também era conhecida como entreposto de tropeiros.


Até os dias de hoje, São Luiz do Paraitinga mantém suas atividades econômicas centradas na agricultura e na pecuária. Além disso, é considerada uma estância turística do estado de São Paulo. É famosa por suas manifestações folclóricas e principalmente seu Carnaval, que é um dos mais famosos e concorridos da região do Vale do Paraíba. Tem também a conhecida Festa do Divino Espírito Santo. A cidade possui construções centenárias e oferece ainda ao visitante a possibilidade de realizar atividades de lazer, tais como: rafting, rappel, trekking, arborismo e outros.


Saí de São José dos Campos de manhã cedo. Peguei a Rodovia Presidente Dutra em direção a Taubaté (SP). Na entrada principal de Taubaté, peguei um acesso para a Rodovia Oswaldo Cruz, em direção a Ubatuba (SP). O percurso total durou cerca de 70 minutos e a distância total percorrida foi de aproximadamente 82 quilômetros (40 quilômetros de São José dos Campos à Taubaté, e 42 quilômetros de Taubaté a São Luiz do Paraitinga).


A cidade ainda se recupera da enchente ocorrida no passado, e vários prédios estão sendo restaurados, assim como a igreja matriz está sendo reconstruída.


Andei pelas ruas principais do centro histórico para ver como as coisas estavam e tirei algumas fotos.


Estava particularmente interessado na situação da igreja matriz que havia desabado durante a enchente, e pude constatar que o estrago foi enorme. Não sobrou praticamente nada. Felizmente, a igreja está sendo reconstruída. Vi que parte do material da antiga construção está sendo reutilizado.

Retornei para casa no final da manhã.

Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário