sábado, 4 de janeiro de 2014

PASSEIO DE MOTO A JAMBEIRO / SP (01 JAN 2014)

Hoje fiz um passeio rápido até a cidade de Jambeiro (SP).


Saí de São José dos Campos (SP) e peguei a Rodovia dos Tamoios em sentido Caraguatatuba.

Logo após o primeiro "posto de guarda" tem uma curva, e cerca de 300 metros depois tem uma entrada à direita que dá acesso a Jambeiro.

A distância total do percurso de ida é de 33 quilômetros e o tempo da viagem, obedecendo o limite de velocidade de 80 Km/h, é de 30 minutos.


Segundo historiadores, em 1871 começou a se formar o bairro de Nossa Senhora das Dores (a padroeira de Jambeiro). Em 1872 foi elevado à condição de Freguesia de Capivari do município de Caçapava. Em 1876 foi elevada à condição de Vila, e em 1877, a Villa de Nossa Senhora de Capivari de Caçapava passou a se chamar Villa de Jambeiro. Em 1898 é elevada à condição de cidade.


O Ciclo do Café nas duas primeiras décadas do século XX trouxe grande prosperidade para Jambeiro, que na época chegou a ter mais de 10 mil habitantes.


Hoje, com uma população de pouco mais de cinco mil habitantes, a economia de Jambeiro gira essencialmente em torno da agricultura, pecuária, artesanato, além de poucas indústrias que se instalaram por ali.


Já faz alguns anos que tenho visto a tentativa de despertar a vocação da cidade para o turismo, mas apesar dos esforços de algumas pessoas, não tem saído algum resultado muito efetivo. Acredito que a cidade tenha boa vocação para o turismo rural e ecológico.


Em 15 de Setembro é comemorado o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores.

Ouvi algumas versões para a origem do nome da cidade. Como nenhuma delas me convenceu, permanece uma incógnita para mim.

No centro da cidade tem a Igreja Matriz que estava fechada na tarde de hoje, alguns casarões antigos, o mercado municipal, e não vi mais nada.

A praça principal estava em obras, cercada de "tapumes".

Próximo ao centro tem a Bica do Tropeiro.


Como pontos de interesse turístico, ouvi falar em fazendas e casarões coloniais, Cachoeira Cascata, Cachoeira do Poço e Casa Rosa Mística, mas hoje não tive tempo de localizar nada disto, exceto alguns casarões antigos no centro da cidade. Voltarei lá outro dia.

Jambeiro é uma cidade tranquila, onde se pode passar algumas horas em paz, sentado em um barzinho em volta da praça, conversando com amigos ou até lendo um bom livro.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário