segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PASSEIO DE MOTO A SÃO BENTO DO SAPUCAÍ / SP ( 07 SET 2009)

Feriado de 07 de Setembro e dia inteiro livre.

No dia anterior eu quis fazer um passeio de moto até a Represa do Jaguari em Jacareí (SP), mas choveu o dia inteiro. Desisti.

Hoje logo cedo, apesar da neblina, vi que iria fazer sol. Queria ir além da última viagem que fiz, seguindo na rodovia MG-173, depois de Sapucaí Mirim (MG).

Saindo de São José dos Campos (SP), peguei a "esburacada" rodovia SP-50, passei por Monteiro Lobato (SP) e antes de chegar em Santo Antonio do Pinhal (SP), em uma rotatória, virei à esquerda e peguei a rodovia SP-42.

Esta estrada é esquisita mesmo, começa como SP-42, depois vira MG-173 na altura de Sapucaí Mirim e vira SP-42 novamente em São Bento do Sapucaí (SP).

São Bento do Sapucaí (SP) começou a surgir entre os anos de 1820 a 1822. O povoado foi elevado à condição de freguesia em 1832, a vila em 1858 e a cidade em 1876, quando seu nome deixou de ser São Bento do Mirim para ser São Bento do Sapucaí.

Contando hoje com pouco mais de 10.000 habitnates, São Bento do Sapucaí tem como principais atividades econômicas a agropecuária, o artesanato e o turismo.

Na entrada da cidade existe um pequeno portal, simples, mas bem cuidado.

A principal atração de São Bento do Sapucaí é sem dúvida a Pedra do Baú, com cerca de 340 metros de altura. Para chegar até lá, você deve pegar uma estrada que pode ser facilmente encontrada a partir da praça da Igreja do Rosário, à direita. A estrada, apesar de ser estreita, está em condições bem razoáveis e por todo o caminho existem indicações do local. Ao sair da estrada para pegar o acesso à Pedra do Baú, existem alguns trechos de terra.

A vista do local é muito legal. Em um dos pontos de acesso à Pedra do Baú, existe um bom restaurante.

Aliás, a cidade possui vários restaurantes bem legais. A infra-estrutura para o turista é boa. Se você deseja passar alguns dias por lá, hotéis e pousadas não vão faltar.

Depois de sair da Pedra do Baú, andei pelos arredores para ver se encontrava algumas cachoeiras. Encontrei a Cachoeira do Toldi, com mais de 70 metros de quedas, mas ela está localizada em uma propriedade particular e não foi possível chegar perto. Foto, só de longe usando o zoom da máquina fotográfica. Tentei chegar também na Cachoeira dos Amores, mas já estava na hora de retornar.

O passeio vale a pena. Na cidade você irá encontrar pessoas de todas as "tribos": adeptos do "trekking", ciclistas, motociclistas, alpinistas, etc.

Não deixe de visitar a Igreja Matriz, a Igreja do Rosário e o Bairro do Quilombo. Existem outros lugares interessantes dos quais ouvi falar, mas não cheguei a visitá-los. Ficam para a próxima vez.
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )