domingo, 1 de novembro de 2009

PASSEIO DE MOTO A MONTEIRO LOBATO / SP (01 NOV 2009)



O dia começou com o céu limpo e um sol muito bonito.

Havia planejado uma viagem até Guararema (SP). Nem chegamos a rodar 1 quilômetro sequer e tivemos um imprevisto. Guararema ficaria para outro dia.

Mudados os planos. Eu e os amigos Raul e Paula seguimos para Monteiro Lobato (SP) para almoçarmos lá.

O Raul disse que conhecia um caminho diferente para chegar em Monteiro Lobato e concordamos em fazê-lo. Saindo de São José dos Campos, indo pela estrada em direção ao clube Luso-Brasileiro, passamos a entrada do mesmo e continuamos por uma estrada de terra até chegar em uma rotatória, já na cidade de Caçapava. Nesta rotatória, existem diversas placas de indicação. À esquerda, uma estrada para Monteiro Lobato. Inicialmente ela é asfaltada e é de mão dupla, depois, começa a estreitar e temos passagem somente para um veículo. Finalmente, o asfalto acaba e se transforma em uma estrada de terra até quase as proximidades de Monteiro Lobato, quando voltamos a ter asfalto e pista de mão dupla. A estrada termina bem na entrada da cidade de Monteiro Lobato, em frente à Delegacia de Polícia.

A paisagem pelo caminho é muito bonita. Em um trecho de terra, estávamos no alto do morro, cercados pela floresta, quando ouvi um forte barulho de água e olhei para baixo. Uma cachoeira muito legal. Paramos as motos na beira da estrada e descemos o morro. Não sei como a cachoeira se chama, mas o local é muito bonito. Olhando ao redor, pudemos ver que a cachoeira começava muito antes de onde estávamos e ia muito mais adiante. Depois de tirarmos algumas fotos, subimos o morro de volta e seguimos viagem.

A Aldeia do Buquira, acabou se transformando no "Patrimônio da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Buquira" por volta de 1854. Em 1880 transforma-se no município de Buquira. Em 1948 o nome do município mudou para Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, que morou em uma fazenda da região e onde escreveu alguns livros. A cidade conta com quase 4000 habiantes e suas principais atividades econômicas são o turismo, o artesanato e a agropecuária.

Chegamos ao centro da cidade por volta das 13:50 horas. Por sugestão da Paula, fomos almoçar no restaurante Tia Nastácia, localizado na Praça Comendador Freire. Como o restaurante estava lotado e havia uma lista de espera razoável para a mesa, resolvi ir até o outro lado da praça, na Torteria e Café Sabor Da Terra, comer um pedaço de torta e tomar um refrigerante. Embora não seja apreciador de frango, o pedaço de torta de frango com catupiry que eu comi estava uma delícia.

Voltei para o restaurante e depois de aguardarmos um bom tempo, conseguimos uma mesa. O restaurante é bastante concorrido, e com toda razão. A comida que eles servem é excelente e a quantidade de cada porção é capaz de satisfazer até os apetites mais vorazes.

Terminado o almoço, retornamos a São José dos Campos (SP) pela estrada SP-50.

Na minha percepção, Monteiro Lobato é um local adequado para ir passar um fim de semana ou mesmo umas férias sossegado. O ambiente da "roça" aliado à paisagem da montanha e às cachoeiras do local, tornam sua estadia perfeita.

Quando for a Monteiro Lobato, não deixe de fazer uma refeição no restaurante Tia Nastácia, ou tomar um café com torta no Sabor da Terra. Vale a pena.
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário:

Postar um comentário