sábado, 31 de outubro de 2009

PASSEIO DE MOTO A GONÇALVES / MG (31 OUT 2009)






Findo meu passeio até Paraisópolis (MG) comecei minha viagem de retorno para São José dos Campos (SP). No caminho, vi uma entrada à direita para uma cidade chamada Gonçalves (MG) e que ficava somente a 13 quilômetros de distância de onde eu estava.

Resolvi entrar pela estrada para ver o que tinha por lá, e valeu a pena.

Localizado a cerca de 1350 metros de altitude, o município de Gonçalves está no topo da Serra da Mantiqueira.

A história da cidade começa por volta de 1878, com a doação de terras para a construção de uma capela, que depois acabou sendo mudada de local. Em 1909, o Capitão Antonio Carlos elevou Gonçalves a Distrito de Paz, trazendo ainda a agência dos Correios e o cartório de Registro Civil. Lavrou também em ata a fundação da Lira Nossa Senhora das Dores, existente até os dias de hoje. Em dezembro de 1962 tornou-se município.

Com pouco mais de 4000 habitantes, a cidade é minúscula, mas a paisagem do local é magnífica! No inverno, me disseram que a temperatura chega a -7 graus celsius.

Na parte turística, você pode fazer caminhadas ecológicas pelos picos e cachoeiras, além de tirar lindas fotos.

No centro da cidade existem alguns bons restaurantes, é claro, com comida típica da região.

Não deixe de dar uma passada nos bares: Café com Verso, Bar do Marcelo, Café Patchwork da Meméia. Três ambientes que na minha percepção, são bem diferentes, mas são muito legais.

Como já estava terminando o dia, resolvi encerrar em definitivo os passeios. O retorno a São José dos Campos foi bem tranqüilo.

Para amanhã (01/11/2009), estou pretendendo fazer um passeio até Guararema (SP). Será que o tempo vai continuar bom?
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário