sábado, 31 de outubro de 2009

PASSEIO DE MOTO A PARAISÓPOLIS / MG (31 OUT 2009)






Com o intuito de continuar conhecendo as cidades do Circuito de Serras Verdes do Sul de Minas Gerais, iniciei logo depois do almoço, uma viagem até Paraisópolis (MG).

Saindo de São José dos Campos (SP), peguei a estrada SP-50 que leva até a Santo Antonio do Pinhal (SP). Em um trevo, antes de chegar à esta última cidade, existe uma rotária onde se pode pegar a estrada SP-42 que vai em direção a São Bento do Sapucaí (SP). Já entrando no estado de Minas Gerais, esta estrada se transforma na MG-173.

Paraisópolis fica um pouco depois de São Bento do Sapucaí, cerca de 30 quilômetros, aproximadamente. Acelere pouco durante a pilotagem e "curta" a viagem, pois a paisagem pelo caminho é muito bonita.

O povoado de São José das Formigas, teve seu nome mudado em 1850 para São José do Paraíso, quando da construção da paróquia. A partir de 1912 passou a se chamar Paraisópolis. Um de seus pontos turísticos mais conhecidos é o Pico do Machadão, usado também para a prática do vôo livre. Existem outros pontos de interesse histórico. Com uma população de cerca de 20000 pessoas, é uma cidade bastante pacata.

No centro da cidade, existem várias opções de bares e restaurantes. A antiga estação de trem abriga hoje o Centro Cultural Amílcar de Castro, com obras deste artista, o mais ilustre cidadão de Paraisópolis.

Você encontrará na cidade, a deliciosa comida típica mineira.

Não tive tempo para ir desta vez, mas existe também o Parque Ecológico Brejo Grande e a Cachoeira dos Henriques (ou dos Martins).

Vale a pena fazer uma caminhada pelo centro da cidade para conhecer um pouco do local.
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário