sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PASSEIO DE MOTO A CAMPOS DO JORDÃO / SP (16 OUT 2009)






Já fazia algum tempo que não ia para Campos do Jordão e estava sempre me prometendo ir de moto, para poder curtir mais a estrada.

Como estou de férias, resolvi fazer o passeio hoje. O tempo estava razoavelmente bom, e iniciei a viagem. Saindo de São Jose dos Campos (SP), optei ir pela estrada velha SP-50, depois seguindo pela SP-42, indo até São Bento do Sapucaí (SP) e a partir de lá, Campos do Jordão (SP). Muita atenção na SP-50, pois a estrada está em péssimas condições. A SP-42 não está muito melhor que a SP-50.

Logo após a divisa entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão existe uma entrada para uma estrada de terra de 4 quilômetros de extensão que vai dar em uma entrada de uma trilha para a Pedra do Baú. Um pouco antes de chegar nesta entrada, existe um mirante onde você pode ver toda a região de lá de cima. Muito bonito.

Parei no mirante para tirar algumas fotos e continuei viagem até Campos do Jordão.

A história da região de Campos do Jordão começou por volta de 1771 quando foi fundada a Fazenda Bom Sucesso, que no século XIX foi hipotecada para o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, que chamou-a de Fazenda Natal e futuramente se chamaria Campos do Jordão (apelidada de Suíça Brasileira). Sua vocação para o turismo já havia percebida desde 1940. Em função de seu clima e da pureza de seu ar, Campos do Jordão é conhecida também por ter permitido a cura de doenças pulmonares em inúmeras pessoas. A cidade tem hoje cerca de 48000 habitantes. Atualmente, você encontra em Campos do Jordão, excelentes hotéis, restaurantes, lojas, enfim, todas as facilidades que uma cidade com vocação turística pode oferecer. Durante os meses de inverno a cidade fica completamente tomada por turistas que também vão para assistir ao famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão. Não deixe de conhecer as lojas que vendem malhas produzidas no local.

Cheguei em Campos do Jordão por volta de meio-dia. Dei uma boa volta pela cidade e como sempre faço quando vou lá, paro na Casa do Pão de Queijo para comer alguma coisa. Os produtos deles são muito bem feitos e a higiene, perfeita. Recomendo um sanduíche de queijo mineiro que é uma delícia, e é claro, o pão de queijo que está sempre quentinho. Como não queria almoçar, o lanche caiu muito bem.

Fiquei algum tempo descansando, depois fui rodar mais um pouco na cidade e tirar mais fotos.

Como o dia já estava acabando, tomei o caminho de volta para casa.

Campos do Jordão tem um monte de coisas para fazer, locais bonitos para se visitar, passeios de trem, de bonde, de cavalo, esportes radicais e ecoturismo. Você pode conhecer também o Morro do Elefante, andar no teleférico, etc. Vale lembrar que o custo das coisas por lá é um pouco elevado, portanto, sempre vá preparado (financeiramente). Consulte antes pela internet, as atividades que você irá fazer, para saber se localizar na cidade.
( Texto e fotos: Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário:

Postar um comentário