domingo, 6 de junho de 2010

PASSEIO DE MOTO A CONSOLAÇÃO / MG (06 JUN 2010)





Retornando de minha viagem a Conceição dos Ouros (MG) pela estrada MG-173, notei à minha direita uma placa indicando a entrada para uma estrada que vai dar na cidade de Consolação (MG).

Como eram apenas 20 quilômetros de distância, resolvi ir até lá para dar uma olhada na cidade.

A cidade de Consolação começou a ser formada em 1750, com doações de terras de um fazendeiro da região. Com o passar dos anos, outros proprietários também doaram parte de suas terras. Começou com a construção de uma capela. Em 1832, fiéis da região pediram a elevação da capela para Curato de Nossa Senhora da Consolação de Capivari. Em 1962, tornou-se cidade.

Consolação tem uma população de cerca de 1700 pessoas. Sua principal atividade econômica é a agropecuária.

Pela quantidade habitantes, não preciso fazer muitos comentários sobre o tamanho da cidade. Acho legal chegar em cidades assim e ver várias pessoas sentadas na praça conversando, sem maiores preocupações. Na praça que fica logo na entrada da cidade, tem um coreto e é possível ver, vez ou outra, um cavalo amarrado nas árvores, perto dos carros. Com certeza um ambiente gostoso de interior.

Como fiquei muito pouco tempo lá, os principais atrativos que pude identificar são cachoeiras, casarões antigos, trilhas em serras e festas que ocorrem durante o ano em homenagem a diversos santos.

A cidade faz parte do "Caminho da Fé", que vai de Aparecida (SP) a Tambaú (SP), passando pelo sul de Minas Gerais.

A estrada que leva a Consolação está em condições razoáveis, contudo, é muito freqüente encontrar cachorros e bezerros parados no meio da pista. Fique atento a este detalhe. A paisagem que cerca a estrada é muito bonita, e vez por outra, aparecem construções de tijolos que parecem ser bem antigas. Só pela paisagem já vale o passeio.

Terminado minha curta viagem a Consolação, peguei de volta a estrada MG-173, rumo a São José dos Campos (SP).

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário