sábado, 3 de julho de 2010

PASSEIO DE MOTO A BRAZÓPOLIS / MG (03 JUL 2010)






Saí depois do almoço para dar uma volta de moto.

Estava frio e eu estava quase voltando para casa, mas não sei por quê, resolvi continuar.

Em meus passeios pelo Sul de Minas Gerais, estou indo cada vez mais longe e os passeios, obviamente, estão sendo mais demorados e cansativos.

Hoje resolvi conhecer Brazópolis (MG).

Em 1803, começou a se formar na região, um núcleo de habitantes chamado Bom Sucesso. Em 1812 começa a ser construída a Capela da Laje e em 1838 é construída a Capela de Sant'Ana. Algum tempo depois torna-se a freguesia de São Caetano da Vargem Grande. Em 1901 torna-se município chamado de Vila de São Caetano da Vargem Grande e em 1909, passa a se chamar Vila Braz, em homenagem a um famoso cidadão local chamado Francisco Braz Pereira Gomes. Um de seus descendentes foi Wenceslau Braz, presidente da república de 1914 a 1918. Em 1923, torna-se a cidade de Brazópolis.

Atualmente, Brazópolis tem cerca de 15 mil habitantes. A agropecuária é a principal atividade econômica.

Cidade típica do interior, Brazópolis é bem tranqüila, pacata. Se você está querendo fugir do "stress" do dia-a-dia, Brazópolis é um bom local para se passar alguns dias.

Cheguei na cidade por volta de 14:30 horas e apesar do sol estar forte, fazia um pouco de frio. Fui direto para a praça onde fica a Igreja Matriz de São Caetano (construção inicial em 1847 e reforma em 1928). Entrei, fiquei alguns instantes por lá, tirei algumas fotos (a igreja tem lindos vitrais) e depois fui dar umas voltas pela cidade para ver o que tinha. Dei uma passada em outra igreja, Nossa Senhora de Aparecida, mas estava fechada. Tive a oportunidade de conhecer um morador local que contou alguns fatos interessantes da história da cidade.

Na minha percepção, os pontos turísticos de maior interesse em Brazópolis são a Igreja Matriz de São Caetano, a Academia Brazopolense de Letras e História (chamado de "Castelinho", que é também um museu), a Pedra da Cruz para os que gostam de escalada e o Pico dos Dias, com pouco mais de 1800 metros de altura, onde encontra-se um observatório do laboratório nacional de astrofísica. Tem um local onde o pessoal salta de asa delta mas eu não cheguei a ir até lá. Fica para uma próxima vez. A paisagem da região é magnífica.

Não posso deixar de destacar algo que achei no mínimo engraçado, o nome de uma sorveteria, UAICE CREAM com o "slogan" É DE MINAS UAI. Inteligente e criativo.

A distância entre São José dos Campos e Brazópolis é de cerca de 119 quilômetros, e a viagem demora aproximadamente 2 horas e 10 minutos, dependendo de como estiver o trânsito na estrada.

Como fazer para chegar em Brazópolis:

1-) Saindo de São José dos Campos, pegar estrada SP-50 que vai até Monteiro Lobato (SP).

2-) Chegando em Monteiro Lobato, pegar a estrada que vai em direção a Santo Antonio do Pinhal (SP).

3-) Nas proximidades do KM 148, um pouco antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal, existe uma rotatória. Pegue a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí-Mirim (MG), São Bento do Sapucaí (SP). Na divisa de estado, esta estrada passa a ser a MG-173 (a estrada MG-173, até chegar em Paraisópolis, está em excelentes condições).

4-) Siga pela MG-173 até a cidade de Paraisópolis (MG), onde em sua entrada existe uma rotatória. Siga em frente, sem entrar na cidade. A partir desta rotatória, a estrada passa a se chamar MG-295. A próxima cidade é Brazópolis.

As condições das estradas MG-173 e MG-295 estão bem razoáveis.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

Um comentário:

  1. eu tambem gosto de viajar de moto.
    e a primeira viagem que fiz foi para Brazopolis.

    ResponderExcluir