sábado, 7 de janeiro de 2012

PASSEIO DE MOTO A GONÇALVES / MG - CACHOEIRA DO SIMÃO (07 JAN 2012)






Hoje fiz um passeio de moto até Gonçalves (MG). O objetivo era conhecer um pouco mais a região e principalmente as cachoeiras da cidade.

Na verdade, tive tempo para ir somente em uma delas: a Cachoeira do Simão.

Saí cedo de São José dos Campos (SP) e cheguei rapidamente a Gonçalves.

Fiz o seguinte caminho:

1-) Saindo de São José dos Campos, peguei a estrada SP-50 que leva até a Monteiro Lobato (SP).

2-) Continuando por esta estrada, em um trevo antes de chegar a Santo Antonio do Pinhal (SP), existe uma rotatória onde você deve pegar a estrada SP-42 que vai em direção a Sapucaí Mirim (MG) e São Bento do Sapucaí (SP). Já entrando no estado de Minas Gerais, esta estrada se transforma na MG-173.

3-) Pouco depois de passar por São Bento do Sapucaí, e depois por um posto de fiscalização, já dentro do Estado de Minas Gerais, você verá uma placa indicando para esperar no acostamento à direita, pois a entrada para Gonçalves fica à esquerda e é necessário cruzar a estrada.

4-) Na estrada para Gonçalves, basta seguir por cerca de 13 quilômetros.

Já peguei estas estradas diversas vezes. A diferença, é que hoje, a estrada SP-50 estava quase toda "recapeada", e tinha apenas dois pontos em que havia meia pista, devido ao desmoronamento da estrada. A SP-42, no trecho que liga o trevo de Santo Antonio do Pinhal a Sapucaí-Mirim, também foi "recapeado". Está excelente! Vamos ver quanto tempo vai durar.

Chegando em Gonçalves, parei no escritório de turismo no portal de entrada da cidade para pegar um mapa da cidade (havia esquecido meu mapa e minha anotações em casa).

Dei uma passada no centro da cidade para ver como estavam as coisas, tirar umas fotos e filmar o local. Um lugar que acho muito legal por lá é o Café Com Verso. Desde a última vez que estive por lá, as coisas mudaram um pouco no ambiente - está muito bacana. A criatividade dos mineiros é realmente interessante. Hoje encontrei do lado de fora do local uma placa indicando rede sem fio (Internet), mas no estilo mineiro: UAI-FAI ao invés de WI-FI. Outro dia, em Brazópolis (MG) já tinha encontrado a sorveteria UAICE-CREAM. Tudo bem, afinal, estou em Minas Gerais, uai!

Saí do centro da cidade em direção à região onde ficavam as cachoeiras que queria conhecer. Tentei achar a Cachoeira Sete Quedas, mas no lugar onde eu supus que seria a entrada para a trilha que leva até a cachoeira, o mato estava na altura da minha cintura. Barro puro na estrada. Não dava nem para deixar a moto no cavalete, pois afundava no barro. Ela teria que ficar apoiada na cerca de arame farpado ou na parede do morro, na beira da estrada. Alguma coisa me falou para deixar para ir outro dia.

Continuei pela estrada de terra e encontrei uma pessoa a cavalo. Perguntei sobre a Cachoeira Sete Quedas, e ela me disse que a entrada, era aquela mesma que eu havia encontrado antes. Disse que mais à frente teria a Cachoeira do Simão, e que ela era bem legal também. Olhei no bolso do meu blusão e vi que tinha perdido o mapa em algum lugar da estrada (acho que hoje não era meu dia). Fui para a Cachoeira do Simão seguindo as indicações que recebi da pessoa que estava a cavalo.

O lugar é bem agradável, desde que você vá em um dia que não tenha muitas pessoas. Assim que cheguei, havia 3 pessoas na cachoeira (contando comigo). Em poucos minutos, o lugar estava completamente tomado de gente. Se você quer filmar ou tirar uma foto, pode esquecer e deixar para outro dia.

Saí de lá um pouco depois das 13:00 horas. Como o tempo estava "fechando", resolvi começar minha viagem de volta. Parei em Sapucaí Mirim para comer o famoso lanche com lingüiça de lá e retornei para São José dos Campos. Cheguei no fim da tarde.

Filmei alguns lugares por lá, e o vídeo pode ser visto neste link http://www.youtube.com/watch?v=Ril8fgK2S20

Em breve estarei conhecendo as outras cachoeiras de lá, fotografando-as, filmando-as e publicando tudo aqui.

Estando em Gonçalves, o caminho para chegar à Cachoeira do Simão é o seguinte:

1-) Pegar a estrada de terra que vai para o bairro São Sebastião das Três Orelhas. É só perguntar que todo mundo sabe lhe indicar.

2-) Siga por esta estrada por cerca de 3,5 quilômetros e você encontrará uma bifurcação. Pegue a estrada da esquerda, que vai em direção ao bairro dos Venâncios. Existe até uma placa indicando o caminho para o restaurante Le Gourmet Bistrot. Cerca de 600 metros depois, você vai encontrar a entrada para a cachoeira, que aliás, tem mais de uma. Mais abaixo, ao lado de uma ponte, tem a entrada mais fácil, mas não tem lugar para deixar carro. Dá para deixar a moto, e foi onde parei.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Para você que gosta de uma aventura em moto, ou quer despertar o espírito aventureiro sobre duas rodas, recomendo o livro abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário